Foi chumbada na especialidade a proposta de alteração ao OE 2019 que propunha a observância da hierarquia da concretização de novos hospitais, cujo efeito próximo seria a construção do hospital central do Algarve.

A proposta do PSD foi chumbada, com votos contra de PS, PCP e BE, e abstenção das restantes bancadas.

Esta proposta estabelecia que o Governo desse cumprimento à lista de prioridades de novos hospitais fixadas por despacho em 2006 após estudo técnico ordenado pelo Governo de então. O cumprimento desse despacho conduziu, à época, a que fossem lançado procedimentos e abertos concursos, tendo os respetivos processos sido suspensos sine die após 2009 em razão da crise financeira.

No despacho em causa, o Algarve figurava em segunda prioridade.

Das 4 primeiras prioridades, três - Lisboa, Évora e Seixal - estão inscritas para realização no OE 2019, tal como em anos anteriores.

O Algarve tem registado o maior crescimento populacional do país, a maior quebra de indicadores de saúde, bem como registou em 2017 um aumento de 103 % de queixas dos utentes, por comparação a um enorme aumento de 18 % no resto do país.

Sendo o Algarve a região que regista maior dinamismo populacional e reconhecidamente o maior desafio no acesso à saúde, não se entende a decisão do Governo

 

Por: Cristóvão Norte