O Portimonense venceu hoje em casa o Tondela, por 3-2, na 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, depois de ter virado o marcador na primeira parte, após um golo madrugador sofrido aos 14 segundos.

No Estádio Municipal de Portimão, o Tondela colocou-se em vantagem com um golo de Xavier no primeiro minuto, mas Paulinho (13) de penálti, Jackson Martinez (29) e Nakajima (45+1) concretizaram a reviravolta, e Tomané (62) ainda reduziu aos 62, antes de ser expulso aos 85, por acumulação de cartões amarelos.

Com este resultado, o Portimonense saltou para o 11.º lugar, enquanto o Tondela manteve o 15.º posto, muito perto dos lugares de descida, com os mesmos nove pontos de Boavista e Feirense, embora a formação ‘axadrezada’ tenha menos um jogo.

Em Portimão, o Tondela entrou melhor e conseguiu surpreender os algarvios com um golo quando estavam apenas decorridos 14 segundos, com Xavier, assistido por John Murilo, a finalizar sem oposição quase em cima da linha de baliza.

Contudo, a formação de António Folha reagiu e chegou ao empate aos 13 minutos, por intermédio do brasileiro Paulinho na marcação de uma grande penalidade, a castigar falta de David Bruno sobre Nakajima, depois de várias ocasiões desperdiçadas por Nakajima (04), Paulinho (06) e Dener (07).

O Tondela acusou o golo e, a partir daqui e até ao intervalo, o jogo teve apenas um sentido, o da baliza de Cláudio Ramos, guarda-redes que foi incapaz de evitar a reviravolta dos algarvios, protagonizada com golos de Jackson Martinez (29) e Nakajima (45+1).

Na segunda parte, o Tondela entrou a jogar de forma diferente, bem melhor do que fez na primeira parte, mais agressivo no meio-campo e com transições mais rápidas, embora tenha pertencido aos algarvios a melhor oportunidade. Aos 49, quando Paulinho (49) fez a bola embater na barra da baliza depois de desviada por Cláudio Ramos.

Depois de um período de parada e resposta, o Tondela acabou por reduzir (3-2) por Tomané (62), ao aproveitar uma desatenção da formação de António Folha que, na marcação de um livre, deixou que os jogadores tondelenses retomassem o jogo e surpreendessem o guarda-redes Ricardo Ferreira.

Aos 74 minutos, o mesmo Tomané teve a oportunidade para empatar o encontro, mas viu Jadson evitar o golo mesmo em cima da linha de baliza, depois de ter feito a bola passar por cima do guarda-redes algarvio.

O Portimonense teve ainda oportunidade para dilatar o marcador, mas Cláudio Ramos negou o golo a Nakajima (84), quando o japonês, isolado, rematou forte de fora da área, levando a bola a embater ainda no poste direito da baliza.

 

Declarações após o jogo entre Portimonense e Tondela, da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje em Portimão e que terminou com a vitória dos algarvios por 3-2:

 

- Pepa (Treinador do Tondela): “Foi um jogo muito difícil, apesar de termos entrado a ganhar. Entrámos a tocar o céu e descemos ao inferno muito rápido, devido aos erros que não são normais, mas que os cometemos. Os erros fazem parte do futebol.

Na primeira parte não estivemos proativos, concedemos muitos espaços ao Portimonense que acabou por jogar muito confortável e aproveitou para construir um resultado folgado até ao intervalo.

Na segunda parte, a minha equipa não perdeu a cabeça, mesmo a perder por 3-1. Expusemo-nos um pouco mais e corremos os riscos à procura do empate, mas não conseguimos, embora tivéssemos tido oportunidades para isso.

Entrar a ganhar num jogo fora é muito bom, mas a verdade é que nos desligámos do jogo na primeira parte, período em que foi gritante a falta de agressividade.

Por exemplo, no lance do penálti estávamos em superioridade e deixámos jogar. Não podemos dar este tipo de espaços a jogadores como Jackson Martinez e Nakajima."

 

- António Folha (Treinador do Portimonense): “Sofrer um golo logo aos 15 segundos de jogo não é fácil, mas a equipa não se deixou abalar e reagiu para uma primeira parte, fazendo um jogo de luxo.

Sabíamos que íamos cair um pouco na segunda parte, muito por culpa da falta de competição a sério há quase um mês, porque no Algarve há poucas equipas para que possamos jogar e manter o nível de competição.

O Tondela não nos surpreendeu na sua forma de jogar, pois sabíamos que é uma equipa muito perigosa a sair em transição, bem como nas bolas paradas. Fomos surpreendidos com o golo muito cedo, mas soubemos reagir e a resposta foi muito boa, principalmente na primeira parte. Depois, na segunda, não fizemos um jogo tão bom, porque o Tondela também não deixou.

Para nós foi uma vitória muito boa, mas todas as vitórias são importantes, como o são para qualquer equipa.

Depois sofremos um golo (3-2) quando um jogador nosso estava mais preocupado com o adversário que tinha caído e, por vezes, não podemos ser tão carinhosos, mas podíamos também ter marcado mais um ou dois golos até ao final do jogo."

 

Por: Lusa