Na senda da qualidade ambiental, de modo a melhorar a gestão de resíduos, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem em curso a obra de construção de uma plataforma de descarga e instalação de uma balança de pesagem de resíduos reciclados no Parque de Serviços de Ambiente do município.

Com esta intervenção, o Município pretende aumentar a capacidade de gestão e controle de resíduos recicláveis, que são depositados no Parque de Serviços de Ambiente, localizado no sítio de Fonte de Touro, com um sistema inovador. Está prevista a entrada em funcionamento deste novo sistema a partir de março de 2019.

A empreitada está a cargo da empresa VMP- Vitor Manuel e Pedro, Lda. e conta com um investimento de 35.250,00 euros, acrescido de IVA, contando com um financiamento comunitário de 85%, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no âmbito de uma candidatura submetida pelo Município ao programa “Promoção da Reciclagem Multimaterial e Valorização Orgânica de Resíduos Urbanos”. 

Com uma gestão mais eficiente e melhores condições para a deposição seletiva dos resíduos pretende-se aumentar a eficácia na deposição seletiva de resíduos, reduzindo, como desejável, a quantidade de resíduos recicláveis que continuam a ser incorretamente depositadas nos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, chegando a aterro sanitário.

Este é mais um passo que consolida a ampla estratégia municipal na área da gestão e tratamento de resíduos e na preservação, limpeza e manutenção dos espaços públicos; assim como n promoção da sustentabilidade ambiental.

O Município apela a população a participar neste esforço conjunto na área da deposição seletiva dos resíduos e também na manutenção dos espaços públicos limpos e aprazíveis.

 

Por: CM de São Brás de Alportel