Vai amanhã (1) a sepultar em Lisboa, o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, Presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) desde 2007 – já o fora entre 1987 e 1995.

José Arruda foi um dos mais influentes dirigentes da associação que presidia e um cidadão exemplar.

Amigo íntimo da nossa cidade e importante dinamizador da Delegação de Faro desta associação, José Arruda visitou-nos por diversas ocasiões, deixando sempre um lastro de admiração e simpatia por onde passou.

Foi assim na sessão solene do Dia da Cidade de 2014, ocasião em que o Município condecorou a Delegação de Faro da ADFA com a medalha de mérito grau ouro;

Foi assim, em 2017, quando na Biblioteca Municipal de Faro, se procedeu à apresentação pública da magistral obra “Deficientes das Forças Armadas, A Geração da Rutura” – fonte obrigatória para todos os que se interessam pela história deste justo movimento, que nasceu com o final da Guerra Colonial.

E foi assim sempre que, por ocasião dos convívios de Natal ou nos aniversários da associação, José Arruda nos brindava com a sua inspiradora companhia e em outros momentos, sempre muito agradáveis.

Felizmente, maior que a mágoa de o ver partir, é o legado que José Arruda deixa a dirigentes, associados da ADFA e para os cidadãos de um modo geral:

Ferido de guerra profundo, invisual e amputado de um braço, José Arruda era senhor de uma força e de uma determinação indómitas, capazes de o levar à concretização dos seus objetivos que passavam sobretudo por defender a causa dos feridos de guerra (e de todas as pessoas portadoras de deficiência profunda) nas diversas negociações com o Estado Português.

Bem justas foram, por isso, entre muitas outras, as condecorações apostas por Sua excelência o Presidente da República, com a Ordem do Mérito, grau de comendador, e com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique — respectivamente, em 2004 e 2016.

O Comendador José Arruda estará em câmara ardente, com Guarda de Honra Militar, e será velado a partir das 16h00, até às 23h30, de hoje, quinta-feira, no Auditório Jorge Maurício, na Sede Nacional da ADFA, em Lisboa.

Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o Velório prosseguirá a partir das 10h00 até às 14h00, hora a que terá lugar a Cerimónia Fúnebre.

À família, a todos os associados da ADFA, aos órgãos sociais da associação e muito em particular à Delegação de Faro, o Município apresenta as suas sentidas condolências. A edilidade fará representar-se na cerimónia, através do Sr. Presidente da Câmara Municipal.

 

Por: CM Faro