O que é a Missão País? A Missão País é uma organização católica que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Braga a Lisboa passando pelo Porto, Coimbra e Aveiro.

As Missões são semanas de apostolado e de ação social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre para se virarem para aqueles que mais precisam, tendo uma vivência de oração, evangelização, voluntariado e meditação. Todos os anos, centenas de jovens partem em Missão para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço. É, sobretudo, uma forte experiência de vida de comunidade cristã, que é considerada uma mais-valia por quem participa.

A missão:

Cada faculdade agrega na sua missão, em média, 40 estudantes. Instalam-se numa terra e, durante uma semana, divididos por grupos mais pequenos, põem-se ao serviço em diversas instituições (lares, hospitais, escolas, ATLs, Santa Casa da Misericórdia, etc) tentando ajudar no que puderem com a sua presença e testemunho. Um ponto essencial, e provavelmente a experiência mais básica do cristianismo, é a Missão "porta a porta". O “porta a porta” consiste em ir, dois a dois, visitar habitações da população com o intuito de evangelizar, ajudar as pessoas nas suas dificuldades ou até mesmo fazer apenas companhia. Realiza-se muita ação nas ruas das terras missionadas com cânticos e atividades diversas, procurando envolver as pessoas locais e mostrando-lhes a força e a disponibilidade da juventude em refletir Jesus Cristo. O culminar da semana dá-se com um teatro, representado pelos missionários, e com uma vigília de oração, abertos à comunidade onde se transmite, principalmente, o valor da Fé.

Os estudantes:

Ao longo da semana, os jovens são também chamados a olhar para a sua própria fé. São acompanhados por um sacerdote e é-lhes proposto um tema diário. Têm a oportunidade de estar na presença de Jesus através da missa diária (normalmente com a comunidade local), orações da manhã e da noite, e meditações que lhes permitam aproximarem-se de Deus e melhor compreender o sentido da Missão. Os temas e as orações estão relacionados com o lema proposto pela equipa da Missão País. O lema é escolhido anualmente e tem como objetivo refletir a situação atual do mundo e do país.

Monchique foi assim o concelho escolhido para receber os 63 jovens que durante uma semana vão estar no concelho.

 

Por: CM Monchique