O PSD Quarteira é sensível à questão do estacionamento na freguesia, nomeadamente, nas zonas de maior densidade populacional.

Reconhecemos tratar-se de um problema de planeamento e ordenamento de difícil resolução, contudo, acreditamos que não pode ser resolvido a todo o custo, delapidando e destruíndo os poucos exemplos de Património Arquitectónico ainda existentes na Cidade.

Sendo assim, no passado dia 5 de fevereiro de 2019, teve lugar no Auditório do Centro Autárquico uma Reunião de Executivo que ficou marcada por ter sido das mais participadas deste mandato. O tema do momento estava relacionado com a ciclovia (que até à data, já causou prejuízos a automobilistas), no entanto, o PSD Quarteira aproveitou e questionou o Executivo da Junta de Freguesia sobre a existência de novos estacionamentos na baixa.

O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto que acumula o cargo de Adjunto do Sr. Presidente da Câmara, Vítor Aleixo, respondeu que tinha sido adquirido o terreno nas traseiras da Junta de Freguesia e também um imóvel ao lado da mesma, situado na Rua Gago Coutinho, para efeitos de demolição, afim de ser criado um acesso ao futuro Parque de Estacionamento a construir nesse terreno.

O imóvel em questão apresenta contornos centenários, com uma platibanda de dupla cornija e efeitos floreados, possuíndo um dos últimos exemplos de chaminé algarvia tradicional existente na Freguesia de Quarteira. Quarteira que no seu passado foi conhecida como: “Quarteira das mil chaminés”. É de elevar também a noção de conjunto histórico e arquitectónico que este imóvel opera com outros edíficios situados na baixa.

Há que mencionar que este imóvel se encontra inserido na ARU – Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Quarteira, criada pelo Executivo Socialista de Loulé, por via do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (Decreto-Lei nº 307/2009 de 23 de outubro, na redação conferida pela Lei nº. 32/2012 de 14 de agosto). De acordo com o site da Câmara, leia-se: “A Câmara Municipal de Loulé tem vindo a promover diversas ações que facilitem e estimulem as operações de reabilitação urbana, de forma a salvaguardar, qualificar e dinamizar as zonas antigas, bem como valorizar e dignificar os seus centros históricos e o seu património.”

Deste modo o PSD Quarteira, apresentou uma proposta ao Executivo da Junta de Freguesia, para que o imóvel fosse salvaguardado e restaurado, servindo inclusive para funcionar enquanto extensão dos serviços do Centro Autárquico, uma vez que é notória a falta de espaço para os funcionários devido à dimensão dos gabinetes existentes na zona da Secretaria da Junta.

Com a construção do Parque e do seu acesso pela Rua Gago Coutinho haverá um aumento substancial do trânsito nesta rua e vias próximas. Contundo, não consideramos correcto o aumento de tráfego automóvel numa via de cariz secundário e que cruza a Rua Vasco da Gama (Rua das Lojas), que deve pautar-se cada vez mais, por uma rua de contornos pedonais.

O PSD Quarteira sugere que sejam equacionadas outras alternativas para a entrada e a saída do futuro Parque de Estacionamento, nomeadamente pela Rua Gonçalo Velho a nascente deste terreno.

A Comissão Política do PSD Quarteira