Fatores como: o risco de queda efetiva de ramos; o conflito gerado pelas copas das árvores com estruturas urbanas e das suas raízes com as infraestruturas; a podridão de alguns ramos ou, ainda, a inadequação das espécies escolhidas há muitos anos, representam um «mau legado» que exige intervenções diferenciadas por parte da autarquia e dos serviços especializados contratados.

A Câmara Municipal só procede à poda das árvores que são da sua responsabilidade (localizadas em espaço público) e sempre mediante parecer técnico emitido pelos serviços, procurando promover a saúde das espécies tratadas e evitar que troncos, ramagens e galhos secos e partidos possam cair na via pública e atingir automóveis e pedestres. Nesta medida, temos tentado, sempre, proceder a estes trabalhos de manutenção sem recorrer a podas de rolagem/radicais, que não são conformes com a sua filosofia de trabalho, respeitadora da integridade das espécies e do Espaço Verde.

De acordo com esta determinação, os serviços vêm procedendo a trabalhos de tratamento no nosso Espaço Verde, com uma intensidade como há décadas não se verificava - cerca de 500 árvores tratadas em alguns meses de trabalhos.

No caso específico da Alameda João de Deus, muitas das árvores tratadas encontram-se extremamente envelhecidas, susceptíveis às intempéries, à doença e a apresentar podridão. Outras foram sendo, ao longo de muitos anos, objeto de desrama sistemática, o que provocou a subida da copa bem como da altura de inserção dos ramos no tronco. Procurando evitar o abate destes exemplares, os serviços têm procedido a uma poda de redução substancial das copas para conter os riscos de queda de ramos - salvaguardando a integridade de pessoas e bens.

Apesar dos constrangimentos do parque arbóreo, procuramos diariamente levar a cabo os trabalhos de manutenção, tecnicamente corretos e necessários para a segurança dos cidadãos e da dignificação da imagem da nossa cidade e concelho. Reiteramos que, previamente planificadas pelos serviços municipais, todas estas operações realizadas são normais e necessárias em qualquer mata urbana, e irão prosseguir para que esta se desenvolva equilibradamente e possa ser usufruída na plenitude pelos munícipes.

 

Por: CM Faro