Terça, 23 de Julho de 2019 |
ROSA MONTEIRO
Maria do Céu Cunha Rego recebe prémio entregue pelo Presidente da CMLagoa e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

16:51 - 05/03/2019     218 visualizações LAGOA
Atualizado em: 05/03/2019
Imprimir
Prémio Maria Barroso na sua primeira edição

Maria do Céu Cunha Rêgo vai receber o Prémio Maria Barroso, pelo seu “seu relevante contributo no desempenho da sua atividade profissional e cívica no domínio da igualdade de género”.

Do vasto percurso da galardoada, foi destacada “a forte influência na introdução na agenda nacional e europeia das matérias associadas à conciliação trabalho/família e vida privada”.

Maria do Céu Cunha Rêgo nasceu em Elvas em 1950 e formou-se em direito em 1973. Foi secretária de estado para a igualdade no Governo de António Guterres.  Foi presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, vice-presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, membro do conselho de administração do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Mantém atualmente uma participação ativa ao nível da academia e da vida pública em geral.

De recordar que a atribuição bienal do Prémio Maria Barroso, criado pela Câmara Municipal de Lagoa em 2018, destina-se a distinguir pessoas ou instituições vivas, com “uma intervenção particularmente relevante para a eliminação de estereótipos, para a construção social da igualdade, da cidadania e da não discriminação”.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, desloca-se a Lagoa para entregar o Prémio Maria Barroso, num convite endereçado pelo Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, com um valor pecuniário de 30 mil euros.

Esta iniciativa, que integra o programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, terá inicio pelas 21:00h no Auditório Carlos do Carmo. Conta com a presença do Presidente da Câmara de Lagoa, do seu executivo municipal, da família de Maria Barroso, João Soares e Isabel Barroso Soares, Manuel Cabral do Grupo Vila Vita Parc, copatrocinador do Prémio, entre outras personalidades. É ainda aberta ao público.

Na mesma ocasião serão conhecidas as 18 candidaturas concorrentes à primeira edição do Prémio Maria Barroso. Integraram o júri deste ano Francisco Martins, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve; Manuel Cabral, administrador do Grupo Vila Vita Parc; Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género;  Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso; Sandra Generoso, conselheira local pela igualdade; Anália Torres, professora catedrática de sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Clara de Jesus, consultora em Igualdade de Género; Virgínia Ferreira, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, doutorada em sociologia.

A seguir à entrega do prémio, a cantora algarvia Susana Travassos, encerra o programa do dia. O tema "Não Doeu", composto por Luísa Sobral, que alerta para as questões da violência doméstica, é um dos originais aguardados no Auditório Carlos do Carmo.

Em 2019 a Organização das Nações Unidas voltam a apelar para que “o dia internacional da mulher seja uma oportunidade para todas as mulheres levantarem a voz e reclamarem os seus direitos”.

 

Município de Lagoa

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos