Alunos do nível secundário são os principais visados do projeto de educação para o empreendedorismo que a autarquia pretende implementar em parceria com a Universidade do Algarve e os agrupamentos escolares locais.

“Lagos Empreendedor” é a denominação do programa de educação para o empreendedorismo que o Município de Lagos, em articulação com a Universidade do Algarve – através do CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia) – e os agrupamentos escolares do concelho pretende implementar nas escolas secundárias do concelho. Com início já este ano letivo e por um período de três anos, este projeto visa contribuir para a promoção da cultura empreendedora e fomentar escolas mais criativas, através da sensibilização e capacitação dos professores e do desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos do ensino secundário.

Trata-se de um programa evolutivo que irá acompanhar os alunos ao longo do seu percurso académico, desde o 10.º até ao 12.º ano, com diferentes atividades. O primeiro ano será essencialmente dedicado à sensibilização e ao desenvolvimento de competências empreendedoras; o segundo ano terá como foco a criação e gestão de empresas; culminando, no terceiro ano, com uma experiência empreendedora que permitirá aos alunos colocar em prática as competências e conhecimentos adquiridos através da participação num concurso de ideias de negócio. Paralelamente será desenvolvido um trabalho de sensibilização e envolvimento dos docentes e do corpo diretivo.

Numa primeira fase os “Lagos Empreendedor” envolverá 7 turmas do 10.º ano dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, num total de 96 alunos e 10 professores, com possibilidade de posterior alargamento do projeto através da adesão do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.

Ao Município cabe financiar o programa, no montante de 34 mil euros, enquanto a Universidade do Algarve fica responsável pela sua implementação através do CRIA, que afetará ao mesmo uma equipa multidisciplinar com experiência reconhecida no desenvolvimento de programas de educação para o empreendedorismo e produção de materiais pedagógicos, encontrando-se igualmente qualificada para a formação de alunos e professores e para fornecer consultoria que permita adaptar as metodologias à realidade local.

A parceria entre as várias entidades envolvidas – Município, Universidade do Algarve e Agrupamento de Escolas Júlio Dantas - vai ser formalizada através de um protocolo de cooperação, cuja minuta foi aprovada pelo Executivo Municipal na sua reunião de 06 de março.

Este projeto vem, assim, concretizar vários objetivos estratégicos do Município plasmados nas Grandes Opções do Plano para 2019, designadamente no âmbito dos eixos “02.06 - Dinamizar um programa de apoio à participação jovem” e “10.01 - Estimular o empreendedorismo no Concelho”.

 

Por: CM de Lagos