Sexta, 20 de Setembro de 2019 |
ODEMIRA CANDIDATA ALCÔNCORAS ÀS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL

11:09 - 14/04/2019     155 visualizações ALENTEJO
Imprimir
O Município de Odemira volta a associar-se ao evento 7 Maravilhas, candidatando as Alcôncoras de Amoreiras-Gare ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos.

A participação na iniciativa pretende promover este doce regional e o território onde é confecionado, bem como contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga.

A candidatura das Alcôncoras de Amoreiras-Gare nas 7 Maravilhas Doces de Portugal resulta de uma parceria entre o Município de Odemira, a ADA – Associação de Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare e a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras. As três entidades têm vindo a cooperar numa estratégia de desenvolvimento sustentado que tem por objetivo a salvaguarda, dinamização e promoção da cultura local.

Para além da promoção deste doce regional e do território onde é confecionado, na candidatura deste doce alentejano foi tida em consideração a oportunidade de divulgar e valorizar as Alcôncoras de Amoreiras-Gare, prestando um justo reconhecimento à comunidade local pela sua contribuição e preservação desta receita antiga da doçaria regional alentejana, de forte identidade local.

De referência local, a produção de Alcôncoras ganhou escala regional de forma sustentada, contribuindo para a dinamização da economia local, ao longo deste caminho soube preservar a sua qualidade inicial e é hoje um bolo muito requisitado e representativo do concelho de Odemira.

Algumas referências históricas e literárias associam a Alcôncora à simplicidade da vida rural alentejana e a um tempo em que não era comum haver doces à mesa. Amoreiras-Gare assumiu a sua Alcôncora, distinta e concebida para durar, pode preservar as suas propriedades por mais de três meses. Eram bolos que não faltavam nos mastros de promessa. Erguiam-se para agradecer as melhoras de um familiar doente ou o regresso de um militar a casa, sendo depois arriados e as Alcôncoras repartidas pelos presentes.

Sendo ainda preparada de forma artesanal e comunitária, pretende-se intervir e reestruturar o seu modelo de produção e comercialização, com a finalidade de garantir a sua sustentabilidade também no plano económico.

Esta será a quinta participação do Município de Odemira nas 7 Maravilhas de Portugal, que se iniciou com as 7 Maravilhas Naturais de Portugal (Finalista em 2010), Melhores Praias de Portugal (duplamente vencedor, em 2012), Aldeias de Portugal (Finalista) e Maravilhas à Mesa (Finalista).

Nesta edição dedicada à temática dos Doces, as Alcôncoras de Amoreiras-Gare concorrem às 7 Maravilhas Doces de Portugal na Categoria de Biscoitos e Bolos Secos.

 

Por: CM Odemira

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos