Blaya, The Gift, Gisela João e o espetáculo de José Barros & Navegante com o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento são os nomes fortes da festa Abril em Odemira, para as noites de 24, 25 e 26. Odemira volta a cumprir a tradição de comemorar os valores da democracia e da liberdade, com espetáculos gratuitos.

As grandes noites da festa em Odemira começam na noite de 24 de abril, no Largo Brito Pais, com o espetáculo de Blaya. Depois do simbólico Hastear da Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho, com a Banda Filarmónica de Odemira, o Grupo Coral de Odemira e a leitura de Poema de Abril pelo grupo Bocados Brutais, à meia-noite, segue-se o Festival Piromusical. A noite de concertos continua a atuação dos The Gift.

No dia 25 de abril, pelas 10.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, decorrerá a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odemira, para celebrar os 45 anos de Democracia em Portugal. Depois dos discursos das forças políticas representadas na Assembleia e das intervenções da Presidente da Assembleia, Ana Aleixo, e do Presidente da Câmara, José Alberto Guerreio, segue-se a cerimónia de atribuição da Medalha Municipal de Mérito à Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, ao Grupo Coral de Odemira e ao cidadão Aníbal Mendes Simão. A manhã termina com a formatura conjunta das corporações dos Bombeiros Voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes e do Núcleo da Liga de Combatentes do Concelho de Odemira.

A partir das 16.30 horas o haverá o tradicional Festival de Folclore, no Cerro do Peguinho, com a participação da Velha Guarda do Folclore da Nazaré   , Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Santana do Mato (Ribatejo), Grupo Folclórico de Faro e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes. A noite será dedicada ao fado de Gisela João, a partir das 22.00 horas.

Para a noite de 26 de abril, está agendado um espetáculo que junta em palco José Barros, o grupo Navegante e o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

Destaque ainda para o Encontro de Grupos Corais, no dia 27 de abril, às 15.00 horas, no Cineteatro Camacho Costa, com a participação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral de Odemira, Grupo Coral de S. Luís, Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes e Grupo Coral de Casével (Castro Verde).

 

Por: CM Odemira