Quinta, 17 de Outubro de 2019 |
Alcoutim associa-se à campanha nacional - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

09:24 - 26/04/2019     166 visualizações ALCOUTIM
Imprimir
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcoutim (CPCJ), com o apoio da autarquia, associa-se à campanha nacional - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – «Serei o que me deres…que seja amor», dinamizando para o efeito várias iniciativas ao longo do mês de abril.

No decorrer do mês de abril, está previsto afixar cartazes da campanha, comunicação no site do município e do agrupamento de escolas, leitura da história do Laço Azul nas turmas, divulgação do concurso do Laço Azul em todas as turmas.

Para encerrar o mês da prevenção, no dia 30 de abril, pelas 10h30, as crianças formarão às 10h30 um Laço Humano, na Praça da República em Alcoutim e em Martim Longo na escola Prof. Joaquim Moreira.

Desde o início do século XXI, o mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em muitos países.

A campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos decorre da necessidade de sensibilização e do combate à mesma, que exige um esforço conjunto, de todos, sendo importante alargar o esforço e torna-lo cada vez mais transversal e eficaz na sociedade portuguesa.

Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

 

Por: CM Alcoutim

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos