No âmbito do ciclo «Serões da Primavera», o qual integra o programa «Viva a Primavera» promovido pelo Município de Tavira, a Casa do Povo de Santo Estêvão apresenta, no dia 11 de maio, pelas 22h00, o concerto de Carlos Barretto com a formação Lokomotiv.

Uma parte significativa da atividade profissional de Carlos Barretto está ligada aos Lokomotiv, juntamente, com Mário Delgado e José Salgueiro.

Os Lokomotiv destacam-se pela sua flexibilidade estética. Rock, jazz, músicas do mundo e clássica marcam a tendência eclética deste trio.

Este surge, em 1997, na vanguarda do jazz português, sendo que o seu primeiro disco “Suite da Terra” é lançado no ano seguinte. Um trabalho que explora a fusão entre melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa e improvisada, assim como influências do rock e dos sons africanos e orientais.

O seu trabalho evoluiria para uma linguagem mais universal e próxima das novas correntes europeias de música improvisada, registo que marca o segundo título discográfico “Silêncios” que foi considerado pela crítica um dos melhores discos de jazz de 2000.

O ano de 2001 marca o relançamento do grupo no plano internacional. Em 2002, nasce o novo trabalho “Radio Song”.

Após sete anos de estrada por todo o mundo, o grupo lança o disco “Labirinto”, resultado do cruzamento intelectual e criativo destes artistas. Carlos Barretto voltou a assinar composições e a direção musical de um trabalho que mereceu elogios da crítica especializada nacional e internacional.

Chega, deste modo, à atualidade um dos mais antigos e prolíferos trios de jazz português. 

Esta edição do “Serões da Primavera” prevê, ainda, as seguintes atuações:

Dia 25 de maio: Tcheka

Dia 08 de junho: Cooel & Zeus convidam Jacinto Palma Dias

Serões da Primavera conta com o apoio do Município de Tavira, da Direção Regional da Cultura do Algarve e da Junta de Freguesia de Luz e Santo Estêvão.

 

Por: CM Tavira