O Bloco de Esquerda/Algarve, com a presença do seu deputado eleito pela região, reuniu no passado dia 29 de abril com a Comissão de Trabalhadores da RTP, tendo obtido a informação de que o Conselho de Administração pretende a relocalização da delegação da RTP Algarve para as instalações do Campus da Penha.

A possível relocalização da delegação para um local, de que a RTP não é proprietária, vai diminuir as capacidades técnicas e de condições de trabalho para os colaboradores da RTP-Algarve, em virtude da alternativa pretendida não possuir estruturas adequadas para o exercício deste tipo de comunicação, mesmo com um possível investimento no referido espaço, que nunca será inferior a meio milhão de euros.

Caso se verifique esta alteração, o futuro da delegação da RTP-Algarve estará comprometido devido à degradação das condições laborais e do serviço público da RTP na região, com a consequente e progressiva extinção da delegação, algo que o Bloco de Esquerda/Algarve rejeita liminarmente.

Por outro lado, pergunta-se qual a motivação para a relocalização da delegação da RTP-Algarve, quando há poucos anos atrás deu-se a fusão no mesmo edifício, da Rádio e da Televisão, obtendo-se desta forma um ganho de sinergias.

O Bloco Esquerda/Algarve pergunta: Sendo a RTP detentora do terreno onde está instalada a RTP-Algarve e de toda a área adjacente, qual o destino que terá este imenso espaço? Serão motivações imobiliárias com um encaixe financeiro enorme, em detrimento de uma televisão de proximidade e mais uma vez, com a consequente perda de importância do Algarve?

No próximo dia 20 de maio, o deputado do Bloco eleito pelo Algarve, juntamente com outros dirigentes bloquistas regionais, irão visitar as instalações da Delegação da RTP em Faro, havendo reuniões com os seus trabalhadores e com o Presidente do Conselho de Administração da RTP.

 

O Bloco de Esquerda /Algarve