Quarta, 19 de Junho de 2019 |
«DIA MUNDIAL DO BRINCAR» É ASSINALADO COM CONCERTO DA XANA TOC TOC

130:50 - 17/05/2019     138 visualizações SILVES
Imprimir
No próximo dia 28 de maio, o Município de Silves, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ), celebra pelo segundo ano consecutivo o «Dia Mundial do Brincar», levando as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, ...

... bem como um grupo de seniores que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida gratuitamente a um espetáculo da cantora Xana Toc Toc, que se realizará no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves, pelas 10h30.

Xana Toc Toc apresentará o seu último trabalho em “Xana Toc Toc na Selva”, levando os mais pequenos para um mundo de fantasia e de música, onde a amizade e a descoberta da natureza são os motes principais. A artista tem tido um sucesso significativo com os seus trabalhos e espetáculos, tendo já vendido mais de 130 mil discos e recebido onze galardões de platina na categoria de DVD. Tem, também, 15 mil livros vendidos, mais de 100 milhões de visualizações no Youtube e ampla divulgação no Canal Panda, sendo uma das artistas preferidas do público infantil português.

Esta ação assinala o “Dia Mundial do Brincar” (World Play Day), data definida em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, que decorreu em Tóquio, tendo sido celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA.

O Município de Silves, com os seus parceiros, entendeu que esta seria uma data determinante a destacar, dado que todas as crianças têm – embora muitos não o reconheçam - o direito ao lazer, o DIREITO A BRINCAR, a deixar fluir a sua imaginação, serem quem são e exprimirem-se da forma mais adequada, aliás, como está expresso na Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC), adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990 (art.º 31.º n.º 1). Sendo membro da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e da Associação Internacional desde 2010 considera esta uma ação fulcral no seu trabalho em prol da defesa das crianças, dos seus direitos e da educação.

Assim, este ano, procura criar um momento de festa, de alegria, para que crianças, professores e demais membros das comunidades escolares possam desfrutar e partilhar, renovando energias, porque a brincar também se aprende.

 

Por: CM Silves

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos