Quinta, 14 de Novembro de 2019 |
São Brás de Alportel «Renasce» a 25 de maio

08:05 - 23/05/2019     294 visualizações SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Atualizado em: 24/05/2019
Imprimir
Duelos, bailes à moda antiga, um casamento proibido, o reboliço da República, os petiscos e os refrescos à moda do início do séc. XX são alguns dos momentos a não perder já este sábado, 25 de maio, na 3.ª edição da Recriação Histórica «São Braz d Alportel, 1914», uma viagem no tempo.

São Brás de Alportel viaja no tempo já este sábado, dia 25 de maio, com a 3.ª edição da Recriação Histórica “São Braz d’Alportel, 1914” que tem como cenário privilegiado o Centro Histórico da vila, a partir das 15h00.

A “máquina do tempo” recua 105 anos, até 1914… uma época de novas conquistas com a implantação da República e o ano da elevação da freguesia de São Brás de Alportel a concelho. Um evento único que recorda e revive um ano que ficou marcado na História do Município e dos são-brasenses e que dá a conhecer um pouco melhor a vida dos algarvios no início do século XX.

Este evento de entrada gratuita e ideal para as famílias, convida os visitantes a entrar no espírito vestindo-se à época ou a passear pelas ruas, ruelas, becos e largos do Centro Histórico onde podem participar em atividades e assistir a encenações de salvamentos dos bombeiros, ao piquenique “Merendica” da ceifa, às tradições do linho, às serenatas, conhecer as rotinas do forno da aldeia, a representações de debates entre republicanos e monárquicos, à convocatória de mancebos para a guerra, ao discurso do fundador do concelho, aos bailes à moda antiga, ao desfile de soldados, até a um casamento às avessas da filha de um fidalgo com um moço da Carbonária.

Várias casas do Centro Histórico vão estar de portas abertas dando a conhecer espaços como um estúdio de fotografia à moda antiga; ou uma casa nobre, as montras estão adequadas à época.

No Adro da Igreja, miúdos e graúdos podem recordar e experimentar os jogos tradicionais ou subir à Torre do Relógio, aberta ao público pela primeira vez e assistir aos vários espetáculos que estão preparados nos vários palcos do recinto.

O desfile de trajes e personagens de época tem início pelas 18h30, no Largo de São Sebastião, junto ao Arco do Tempo.

Os visitantes podem levar para casa um retrato à época. Para tal podem adquirir um bigode ou alfinete de Dama! E podem também adquirir um jornal da época e levar um certificado com 105 anos.

Este evento foi lançado em 2015, no âmbito do programa das comemorações do Centenário do Concelho de São Brás de Alportel e realiza-se de dois em dois anos.

A Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914” é uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tem apoio técnico do Museu do Trajo, conta com a colaboração de associações, estabelecimentos comerciais, artesãos e produtores, artistas e grupos musicais, grupos informais e da comunidade em geral. Esta terceira edição conta com o apoio do Programa 365 Algarve.

 

Por: CM de São Brás de Alportel

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos