A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) celebra 520 anos e vai realizar, na próxima sexta-feira, 31 de Maio, as comemorações do seu aniversário. Sob o mote «520 anos ao serviço da comunidade», a Instituição promove um programa diversificado de atividades para assinalar a efeméride.

A cerimónia solene, que dará início as comemorações, decorrerá pelas 11h00, na Igreja Matriz. A celebração eucarística será presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Algarve D. Manuel Quintas.

No período da tarde, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe a conferência (Des) Construindo o papel das Misericórdias: desconstruir mitos para construir o futuro. Com início marcado para as 14h14, a iniciativa pretende promover o debate em torno de múltiplas questões relacionadas com o passado, o presente e o futuro das Misericórdias.

A conferência ambiciona conjugar olhares e experiências díspares, ajudando os participantes a aproximar-se e compreender as realidades das Santas Casas, reconhecer a atualidade da sua missão, com vista a perspetivar estratégias de intervenção futura.

A primeira intervenção, titulada O papel das Misericórdias: Ontem, Hoje e Amanhã, terá como orador Manuel de Lemos. O Presidente da União das Misericórdias Portuguesas abordará a evolução das Misericórdias, desde sua criação em Portugal e seus desdobramentos até os nossos dias.

Posteriormente, a mesa-redonda Sustentabilidade e inovação: um compromisso de futuro contará com a participação de António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto; Helena de Freitas, Prof.ª Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Jorge Botelho, Presidente da AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve; José Simões de Almeida, advogado e Ex-secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social; e Michael de Pina Batista, Provedor da Misericórdia Penalva do Castelo. O painel será moderado por Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, e pelo jornalista e escritor algarvio Neto Gomes.

Os representantes de Misericórdias e entidades cooperantes refletirão sobre novos paradigmas que se colocam a estas seculares instituições na prestação de serviço aos seus utentes.

José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, marcarão presença na sessão de encerramento.

Refira-se que a participação na conferência é gratuita, e sujeita a inscrição. A ficha de inscrição está disponível para download para em: https://www.misericordiaalbufeira.com/wp-content/uploads/520-anos-_-conferencia-ficha-de-inscrição-_-scma.pdf, e deverá ser enviada para email conferencia520anos@gmail.com

Destinado aos utentes da Instituição e os seus familiares, acontecerá no Centro Infantil Quinta dos Pardais o encontro integeracional Celebrar em Família. Entre as 15:00 e as 17:30 serão dinamizadas diversas atividades tais como jogos tradicionais; aulas de música e dança; sessões de ioga e psicomotricidade.

O programa de comemoração encerrará com um cocktail, com brinde e bolo comemorativo, pelas 17:30 no Centro Infantil Quinta dos Pardais

 

Por: Santa Casa da Misericórdia de Albufeira