O Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI vai receber, no próximo dia 6 de junho, pelas 14 horas, um workshop que tem como objetivos disseminar o projeto Triangle, sensibilizar os stakeholders para o turismo sustentável, ...

alertar para os riscos das alterações climáticas e os seus impactos no turismo, explicar e desmistificar o conceito de turismo sustentável, demonstrar a viabilidade da implementação de boas práticas nas PMEs e fomentar a colaboração entre atores públicos e privados a todos os níveis.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagos e pela Universidade do Algarve, integra-se no âmbito projeto Europeu Erasmus + TRIANGLE e é destinada a empresários, gestores e trabalhadores de empresas do setor turístico, entidades públicas e ONG’s, professores, investigadores e estudantes.

A abertura dos trabalhos será feita por Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, por Ana Freitas, Vice-Reitora da Universidade do Algarve, por João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e por Adão Flores, professor da Universidade do Algarve responsável pelo projeto.

“A sustentabilidade no turismo e certificação, moda ou necessidade?” dá o mote ao primeiro painel, moderado por Adão Flores, em que participam Duarte Padinha (Região de Turismo do Algarve), Luís Duarte (Chefe de Divisão do Ambiente da CML), Margarida Santos (professora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UALG) e Luís Ledo (Empresário Local).

No segundo painel, subordinado ao tema “Câmara Municipal de Lagos, Da Teoria à Prática, Casos de Sucesso e Boas Práticas” serão apresentados três casos de estudo, designadamente sobre os Hotéis Vila Galé, sobre o grupo Sonel Hotels e sobre a importância dos processos de certificação para o Município de Lagos.

 

Sobre o projeto TRIANGLE :

As mudanças climáticas deixaram de ser uma questão de futuro para passarem a ser um fenómeno que nos entra porta adentro todos os dias. Assim, o imperativo de todo o setor do turismo por práticas sustentáveis tornou-se uma necessidade não só imediata mas, também, de longo prazo e estratégica. Seja na sua dimensão ambiental, na sua dimensão sociocultural ou, ainda, na sua dimensão económica, práticas de turismo sustentável impõem-se ao longo de toda a cadeia de valor do turismo. Por estas razões se organizou este projeto Triangle que procura formar estudantes europeus não só para o turismo sustentável mas também para a necessidade da sua certificação, complementando uma forte formação teórica com a integração em empresas do concelho de Lagos, contribuindo para a melhoria do setor do turismo local. O recente estudo efetuado em Lagos sobre alterações climáticas e os múltiplos processos de certificação que o município tem em mãos tais como a bandeira azul, o “quality coast”, ou Lagos como “Green Destination”, bem como o facto de muitas PMEs do setor estarem envolvidas em boas práticas fazem de Lagos o local oportuno para a realização deste workshop.

 

Por: Câmara Municipal de Lagos