Arte, sustentabilidade e comunidade a outro nível

É já este mês, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Junho que acontece o AÇOTEIA - Faro Rooftop Festival, um evento cultural pioneiro em Portugal, que terá como palco dezenas de Açoteias da cidade e cujo programa abordará três grandes vertentes: arte, sustentabilidade e comunidade.

A programação promete ser muito variada, oferecendo música, dança, performances, cinema, exposições, teatro e atividades para famílias entre outras. Embora toda a programação ainda não esteja acessível, são já conhecidas algumas Açoteias que decerto vão cativar a curiosidade do público. No Mercado Municipal de Faro irá nascer uma Horta Urbana, com diversos workshops a acontecer nos dias do festival que visam dar a conhecer este projeto que será para manter após o término do Açoteia, através da exploração pela  Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais. As açoteias da Ermida de Santo António prometem ser outro ponto a não perder durante o festival, não só para conhecer o magnífico espaço, bem como as histórias e estórias das gentes daquele lugar. A açoteia da Biblioteca de Faro também ganhará vida e letras nos dias do festival e ainda os espaços comerciais como o Hotel Faro, Hotel Eva e Lab Terrace oferecem uma programação especial, destacando a música neste último com a apresentação de um projeto de Galopim e Pau Alabajos de Barcelona.

Depois da Realização do 1º Encontro Europeu de Rooftops que teve lugar em Janeiro e que reuniu um conjunto de pessoas de Faro e do Algarve, bem como responsáveis por festivais de rooftops noutras cidades da Europa; a Câmara Municipal de Faro lança agora um novo desafio para redescobrir as Açoteias da cidade, outrora usadas para a secagem de frutos, a coleta de água da chuva ou para convívio das vizinhas: “As Açoteias fazem parte de uma cultura do Sul e os seus usos foram diversos ao longo dos tempos, contudo as novas dinâmicas da vida urbana fizeram com que as Açoteias perdessem estes usos. Nos dias de hoje, cidades de todo o mundo procuram soluções ambientalmente responsáveis e energeticamente sustentáveis para estes espaços e este é também o objetivo do Açoteia, levar os cidadãos a olharem para as açoteias do ponto de vista da sua potencialidade cultural.” - conta Paulo Santos, Vice Presidente da Autarquia de Faro com o Pelouro da Cultura.

Brevemente toda a programação do Açoteia - Faro Rooftop Festival estará disponível online no site e redes sociais oficiais do evento, bem como a venda de bilhetes que terá um preço especial considerando que se trata da primeira edição.

 

Por: CM Faro