A JSD Albufeira apresentou ao Executivo da Câmara Municipal de Albufeira, duas propostas na área do ambiente e na área de promoção e marketing o documento, continuando a consubstanciar todo o trabalho desenvolvido nos últimos meses e proporcionando, com a apresentação das propostas, um conjunto de soluções que melhorem Albufeira nas mais diversas áreas.

Na área do ambiente, os Jovens Social Democratas Albufeirenses, com o mote: Não há Planeta P(lástico), propõem a utilização de copos reutilizáveis nos festivais que se realizam em Albufeira, tais como o Festival Al-Buhera e a Festa dos Pescadores. Consideram que “o melhor resíduo é o que nunca vem a ser gerado, por isso mesmo o nosso objetivo é bastante claro e vai no sentido de darmos o nosso contributo, para a redução significativa da quantidade de lixo que é produzido neste tipo de eventos, diminuindo consequentemente os resíduos encontrados no recinto em cerca de 70% a 80%.”

A equipa da JSD Albufeira refere que os procedimentos para implementação da proposta são bastante simples: “O visitante adquire um copo por 1 euro, que poderá reutilizar as vezes que entender. Caso queira trocar de copo, basta dirigir-se a uma das bancas Eco-Copo espalhadas pelo recinto, para o fazer gratuitamente. Nos mesmos locais, poderá reaver o valor de recipiente, caso não o pretenda utilizar mais. Se o visitante perder o copo, terá de pagar novamente 1 euro para adquirir novo copo, mas no entanto, se por algum motivo o partir ou sujar, este pode ser trocado sem qualquer custo adicional. Por fim, caso pretenda levar o copo para recordação, não necessita pagar qualquer valor acrescentado ao 1 euro pago inicialmente.”

Alberto Matos, Presidente da JSD Albufeira, considera que “com esta proposta, podemos reduzir a gestão e o custo da limpeza do recinto e ao mesmo tempo, reforçar a imagem de sustentabilidade associada aos festivais e consequentemente ao Município de Albufeira.”

Na área de promoção e marketing, foi apresentada a proposta para a aquisição de um letreiro, que a equipa da JSD Albufeira pretende que seja “o mais recente ponto de atração turística da cidade”.

“Albufeira com outros olhos” é a mensagem que esta proposta pretende transmitir e os grandes objetivos passam por “dar uma maior visibilidade nacional e internacional à marca Albufeira, proporcionar a maior atração do mundo digital, a oportunidade de promoção e publicidade gratuita num mundo do marketing cada vez mais caro e competitivo e por fim, o acompanhamento das tendências internacionais”.

 

Alberto Matos

Presidente da Comissão Política JSD Albufeira