Desde que o Balcão Único (BU) do Município de Odemira abriu ao público, no dia 12 de julho de 2010, todo o atendimento presencial foi concentrado num único espaço, proporcionando maior profissionalismo no serviço, conforto para os utentes e reduzindo os custos e a morosidade no relacionamento, tornando os serviços municipais mais eficientes.

Atualmente o Balcão Único conta com mais de 10 mil atendimentos por ano.

O Balcão Único tem vindo a criar medidas adicionais de modernização e melhoria do atendimento presencial, telefónico e digital, com vista a uma melhor interação com o munícipe, empresas e empreendedores.

Esta é uma das medidas desenvolvidas no âmbito do Projeto Municipal de Simplificação Administrativa – ODEMIRA SIMPLIFICA e uma das medidas de simplificação administrativa candidatadas ao Programa Simplex Autárquico.

O Balcão Único do Município de Odemira é certificado pelo Sistema de Gestão da Qualidade através do normativo ISO 9001:2015.

BU kiosk em Colos, Sabóia, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes

Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais, o Município descentralizou o atendimento municipal a quatro freguesias, dotando as localidades de Colos, Sabóia, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes de postos de atendimento presencial, através do projeto BU kiosk, onde os cidadãos podem efetuar todos os serviços disponibilizados no Balcão Único do Município, nas várias áreas de atuação da autarquia.

O BU Kiosk é um dos investimentos integrados no Projeto de Racionalização e Inovação no Atendimento Municipal (PRIAM) do Município de Odemira, financiados pelo COMPETE – Programa Operacional de Fatores de Competitividade, através da AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

Em 2018 o Balcão único contou com 10.640 atendimentos e em 2017 totalizou 10.527 atendimentos, dos quais cerca de mil por ano foram realizados nos BU kiosk.

 

Por: CM Odemira