A Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) organiza, nos dias 13 e 14 de setembro, a «II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação».

O envelhecimento humano nas suas múltiplas dimensões continua a constituir um dos maiores desafios sociais e a mobilizar uma maior atenção para as questões relativas à qualidade de vida das pessoas idosas. A questão que se coloca é «qual o contributo da Educação para o envelhecimento ativo, saudável, ou bem-sucedido», temática que já começou a ser debatida, na UAlg na «I Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação», que decorreu em maio de 2013.

Sendo certo que a Educação se tem centrado na intervenção pedagógica em crianças e adolescentes e que a formação inicial dos educadores não tem ido muito além da abordagem da primeira fase do curso de vida, mesmo quando o público da escola é tantas vezes o de adultos e seniores, é preciso questionar o papel dos educadores no envelhecimento ativo. Este papel deve ainda incluir as implicações na formação dos mesmos educadores, para que estes possam adquirir as competências necessárias à promoção do desenvolvimento humano ao longo de toda a vida.

Por: UAlg