12.ª Edição das Conferências Vida Rural

A fruticultura será o tema das próximas Conferências Vida Rural, que regressam ao Algarve a 10 de setembro. O objetivo da 12.ª edição é abordar a diversificação da agricultura algarvia e a abrangência do leque de culturas na fruticultura. Organizada pela IFE by Abilways e pela revista Vida Rural, a conferência decorre na Biblioteca Municipal de Faro, onde especialistas vão debater os novos panoramas, mas também os desafios e as soluções sobre “tudo o que move a fruticultura a sul”.

O maior investimento em culturas de frutas exóticas; a produção de pequenos frutos; o aumento da produtividade de citrinos e o fortalecimento de uma nova geração de jovens agricultores são alguns dos cenários a ter em conta nos debates da edição deste ano, que não deixará de abordar os desafios do mercado; o surgimento de novas doenças e as dificuldades de angariar mão-de-obra para as explorações agrícolas.

A 12.ª edição das Conferências Vida Rural será guiada por cinco grandes temas, que influenciam o desenvolvimento do setor ao nível regional: “As novas culturas e os modos de produção”; “Principais ameaças fitossanitárias”; “Os desafios da cultura do abacate”; “Culturas tropicais e sustentabilidade. O caso da produção de manga” e “Mão-de-obra: como garantir o recrutamento com legalidade e segurança?”.

Já confirmados estão os oradores José Tomás, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, que vai abordar o panorama da fruticultura algarvia; Leonor Cruz, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que falará sobre ameaças e doenças, contenção e prevenção; Amilcar Duarte, da Universidade do Algarve, que se vai focar na cultura do abacate; João Bento, do JBIGroup, que se vai debruçar sobre a produção de manga; e Isabel Martins, diretora da revista Vida Rural.

Reunidos em mesa redonda, para debater os desafios do recrutamento para as operações agrícolas e o impacto da sazonalidade e da mecanização, estão os oradores Luís Sabbo, produtor algarvio; Bruno Cruz, do Vale da Rosa; Luís Pinheiro, da Maravilhas Farm; e Madalena Feu, do IEFP Faro.

 

Por: Pure