NO ÂMBITO DA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2019

De 6 a 8 de setembro, a Cidade Europeia do Desporto 2019 também será a capital internacional da ginástica rítmica, com a presença de 250 atletas em representação de 24 países, que disputarão no Portimão Arena a última etapa da Taça do Mundo deste ano.

Os espetadores poderão assistir a um espetáculo desportivo de elevado nível, desde logo assegurado pelas atuações de ginastas como a ex-campeã mundial Aleksandra Soldatova, da Rússia, Alexandra Agiurgiuculese, de Itália, Sumira Kita, do Japão, ou Anastasiia Salos, da Bielorrússia. Já nos 13 conjuntos participantes, destaque para algumas das principais seleções da atualidade, como são os casos de Itália, Japão, Bielorrússia e Espanha.

De referir também a presença das portuguesas Laura Sales e Margarida Ferreira, que, concorrendo em casa, contarão com o apoio do público. As entradas são gratuitas por decisão camarária, tendo em consideração as raízes que esta disciplina olímpica possui no município e pelo facto de Portimão ser Cidade Europeia do Desporto em 2019.

Segundo João Paulo Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), “tanto a Taça do Mundo como o 28º Torneio Internacional de Portimão, que a antecedeu por estes dias, são os eventos mais estruturantes para a modalidade no nosso país, pois muitas das melhores ginastas dos últimos tempos passaram por aqui em início de carreira e inspiraram as atletas portuguesas.”

“Nesta cidade, os clubes dedicados à modalidade já treinam bastantes ginastas e fazem um trabalho muito meritório, participando ativamente nas competições distritais e nacionais. Isto é fruto da tradição que se foi enraizando em Portimão. A propósito, é de elementar justiça realçar o papel da atual presidente de Câmara, Isilda Gomes, que muito tem feito para se atingir este patamar no que à realização das provas diz respeito, por todo o apoio prestado”, enaltece o responsável federativo.

Para ilustrar a evolução da disciplina em Portugal, o presidente da FGP destaca os resultados obtidos em seniores na edição deste ano do Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Portimão, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, com a vitória de Rita Araújo: “Era algo que já não acontecia desde 1993, quando o elenco de nações participantes era bem menor. São sinais muito animadores, reforçados pelo facto de conseguirmos levar quatro ginastas ao próximo Mundial, que apura para os Jogos Olímpicos. É claro que as nossas hipóteses são remotas, dada a fortíssima concorrência, mas o sonho está de pé e só demonstra como vamos no bom caminho, pois a qualidade das nossas ginastas vem aumentando consistentemente.”

 

PROGRAMA DA TAÇA DO MUNDO

A última etapa da Taça do Mundo começa a 6 de setembro, sexta-feira, pelas 15h15, com os exercícios de arco e bola. A cerimónia de abertura está marcada para as 21h00 e cerca de meia hora depois terão lugar, nos conjuntos, as competições de cinco bolas. Já no sábado, dia 7, a competição de maças e fita arranca às 15h15, enquanto pelas 21h30 tem início a prova de três arcos e duas maças.

No domingo, dia de finais, a competição começa pelas 15h00 e intercala a vertente individual com os grupos, estando previstas as cerimónias protocolares para as 18h45, seguidas da gala e do encerramento oficial.

Com organização da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão, esta prova antecede o Campeonato do Mundo, que se disputa entre 16 e 22 de setembro em Baku, no Azerbaijão.

 

Por: CM Portimão