Quinta, 17 de Outubro de 2019 |
22ª EDIÇÃO DAS FESTAS DO PESCADOR ATRAIRAM MILHARES DE PESSOAS A ALBUFEIRA

09:35 - 11/09/2019     114 visualizações ALBUFEIRA
Imprimir
À semelhança de anos anteriores, de 6 a 8 de setembro, a Praça dos Pescadores engalou-me a rigor para receber a 22ª edição das Festas do Pescador, um dos eventos mais acarinhadas pela comunidade albufeirense, que todos os anos faz questão de se juntar num dos cenários mais bonitos da cidade para conviver e participar nesta homenagem do Município aos pescadores, às gentes da terra e à gastronomia tradicional. Para o ano há mais!

Este ano, para além das barraquinhas de comes e bebes, onde como habitualmente não faltaram o xerém, os choquinhos com tinta, choco frito, chouriço assado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, sardinhas albardadas e os doces típicos com destaque para os dom-rodrigues, bolos de figo, amêndoa e alfarroba, a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve apresentou o “Lucas”, um bolo “feito de amêndoa com amor”, cujas receitas revertem a 100% para sessões de autonomia dos utentes da instituição.

Outra das novidades foi a introdução de um copo em material resistente “amigo do Ambiente”, entregue em todas as barraquinhas, sob depósito no valor de 1 euro, com vista a incentivar a utilização responsável e a redução de plástico no recinto, medida que foi muito bem acolhida e que a Autarquia pretende estender a outros eventos ao longo do ano.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que este é o 22.º ano consecutivo que a autarquia organiza as Festas do Pescador, “uma iniciativa que traduz a grande preocupação em recuperar as nossas raízes, manter vivas as tradições e homenagear os pescadores da terra e as suas famílias”. José Carlos Rolo sublinhou que “o evento é uma excelente oportunidade para reunir a comunidade albufeirense e mostrar a quem nos visita um pouco mais sobre a história do concelho e a sua excelente gastronomia, eximiamente confecionada pelas nossas associações locais, a que juntamos um excelente programa de animação”.

O primeiro dia contou com a atuação de Herman José, num espetáculo inesquecível em que interpretou algumas das personagens dos seus mais de quarenta anos de vida artística. Sr. Feliz e Sr. Contente, Serafim Saudade, Tony Silva, Maximiana, José Esteves, Nelo, juntamente com muitas e hilariantes estórias de carreira, entrecortadas com muito “stand up” e uma animada componente musical, onde não faltaram os seus incontornáveis êxitos, do “Saca o Saca Rolhas” à “Canção do Beijinho”, do “Serafim Saudade” ao “Vamos Lá Cambada”, da “Cor do Teu Baton” ao seu hino à folia “És Tão Boa, És Tão Boa”. Antes da atuação principal, Tomás Faísca subiu ao palco, numa excelente exibição que pôs todos a dançar ao som de um animado repertório de música popular portuguesa. Esta foi a estreia do jovem músico de Olhos de Água no formato com banda e bailarinos.

No sábado, as Festas foram dedicadas ao XXIII Festival de Folclore de Albufeira. O Rancho Folclórico Infantil de Albufeira fez as honras da casa ao partilhar o palco com o Grupo Regional de Folclore da Benedita (Vila da Benedita| Alcobaça), Rancho Folclórico Cantarinhas de Barro (Achada e Sobreiro| Mafra) e o Grupo de Folclore Identidade Lusa (Vila Verde| Oliveira do Bairro).

No último dia, a primeira parte do espetáculo foi protagonizada pelo grupo “José Praia e Áqua Viva”, que brindou os visitantes com um passeio musical do Alto Minho ao Algarve, com passagem pelos Açores e Madeira, ao som do acordeão, do cavaquinho, da braguesa e do bandolim, entre outros instrumentos tradicionais e da sua música alegre que convida todos a cantar e a bailar.

A 22ª edição das Festas do Pescador despediram-se com os ritmos quentes e a irreverência de Ana Malhoa, uma das artistas pop mais requisitadas para atuações em Portugal, com mais de 635 mil cópias vendidas ao longo de 30 anos de carreira. É também uma das recordistas de vendas de discos em Portugal.

  

Por: CM Albufeira

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos