A Câmara Municipal está a promover uma nova campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia.

Trata-se de um programa destinado a cães e gatos cujos proprietários sejam residentes no concelho de Lagos e não tenham condições económicas para custear os procedimentos cirúrgicos de esterilização, designadamente beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), de Complemento Solidário de Idosos (CSI) e outras situações de carência económica devidamente fundamentada.

Segundo as normas de acesso ao programa aprovadas na última reunião do Executivo, a campanha abrange animais que estejam devidamente identificados eletronicamente, possuam boletim sanitário com vacina antirrábica atualizada e licenciamento válido emitido pela junta de freguesia da área de residência do proprietário. Cada agregado familiar poderá inscrever um máximo de 2 animais de companhia (cães ou gatos).

Os interessados têm até ao próximo dia 30 de setembro para apresentar a sua candidatura, podendo fazê-lo no Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Lagos, no Canil/Gatil Municipal e na Junta de Freguesia da área de residência.

A Câmara assumirá na íntegra os custos dos procedimentos cirúrgicos até ao esgotamento da verba disponibilizada para esta campanha. À responsabilidade dos donos ficam os encargos com os procedimentos pré/pós cirúrgicos como sejam medicação prescrita e colares protetores.

Esta campanha vem dar concretização à deliberação camarária tomada no passado mês de abril, na sequência da proposta da Lagos com Futuro, visando a implementação de um programa estruturado de esterilização de animais de rua e de animais com dono em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A medida tem como objetivo diminuir os nascimentos descontrolados, o abandono dos animais e sua morte por acidente na via pública, assim como a sua permanência em estrutura de captura e acolhimento (canil). Para a sua operacionalização foram contratados serviços médicos veterinários no valor de 15 mil euros, visando criar as condições técnicas para a realização das cirurgias impeditivas de reprodução.

Merece referir que o Canil Municipal promove regularmente a esterilização dos animais que se encontram nas suas instalações para adoção.

O reconhecimento de que esta prática tem vantagens, não só em termos de saúde pública, mas também do ponto de vista do bem-estar e saúde animal, está plasmado no programa gerido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, através do qual o Estado disponibiliza um apoio financeiro para a realização de intervenções de esterilização de cães e gatos de companhia, ao qual os municípios e outras entidades se podem candidatar. O apoio reveste natureza não reembolsável e é atribuído por cão ou gato de companhia esterilizado, sendo que cada município pode receber até um máximo de 15 mil euros.

 

Por: CM Lagos