Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Loulé, S. Brás de Alportel,Tavira (Faro), Odemira (Beja), Abrantes, Sardoal, Mação (Santarém), Gavião, Marvão e Nisa (Portalegre).

Em risco muito elevado de incêndio estão ainda os concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco) e Vinhais (Bragança).

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até meio da manhã e aumentando temporariamente a nebulosidade durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior.

Estão também previstos aguaceiros durante a tarde, que podem ser de granizo, sendo dispersos e pouco frequentes na região sul.

A previsão aponta também para vento fraco, predominando do quadrante leste, temporariamente de oeste durante a tarde, soprando por vezes moderado e neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e no Alentejo, persistindo para a tarde em alguns locais da faixa costeira.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus celsius (Viana do Castelo, Braga, Bragança, Guarda, Évora, Beja e Setúbal) e os 18 (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Santarém).

 

Por: Lusa