Por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

São substâncias presentes nas plantas como forma de defesa natural delas (ou seja impede-as de serem consumidas antes de darem fruto), assim como alguns animais têm espinhos, de modo a protegerem-se de ataques de predadores. Só o estômago das aves está preparado para a digestão de grãos e sementes, o ser humano tem alguma dificuldade daí a necessidade de cozinhar.

Estas substâncias para nós são prejudiciais, uma vez que, impede-nos de utilizar e absorver alguns nutrientes, pois não são digeridas pelo nosso trato digestivo e podem provocar-nos gases.

Como anti nutrientes apresento-vos os Fitatos e o Oxalato.

Os Fitatos ligam-se ao zinco, ao ferro e ao cálcio fazendo com que o nosso corpo não os consiga absorver. Estão presentes nas leguminosas (ex. grão, feijão), em cereais (ex. aveia, milho), em frutos gordos (ex. amendoim, amêndoa) e em sementes (ex. sementes de linhaça).

O oxalato está presente em alimentos como o cacau, o chá, o café, a beterraba, a laranja e os vegetais de folha verde escura como as couves e os espinafres.

Alimentos que são ricos em cálcio e ferro como caso dos vegetais de folha verde são também ricos neste anti nutriente, o que prejudica a nossa capacidade de absorver estes minerais na sua totalidade.

A solução para fazer face à ação dos anti nutrientes e reduzir os sintomas de flatulência é demolhar no caso dos alimentos ricos em Fitatos durante mais de 12h com o intuito de iniciar a germinação de modo a facilitar a digestibilidade no nosso trato digestivo; e ferver em água no caso dos alimentos ricos em oxalatos.

Já sabe, saladas com folhas de espinafres cruas não é boa opção, deve sim, cozê-las em água previamente.