O Centro Escolar de São Brás de Alportel recebeu esta semana a terceira edição do «EnLeio das Histórias», uma iniciativa que tem como objetivo promover um roteiro de atividades de promoção da leitura e o contacto dos mais jovens com estes especiais companheiros de aventuras: os livros!

Esta edição envolveu mais de 600 alunos: 325 alunos do ensino  pré-escolar e 314 alunos do 1.º Ciclo, que percorreram os vários cantos e recantos de atividades lúdico-pedagógicas, que permitiram um maior contacto com os livros e o mundo da literatura.

As turmas iniciaram o percurso que os levou a conhecer o “Nó da Troca” que incentiva à troca de livros; o “Nó da Escrita” onde foram convidados a criar microcontos; o “Nó da Leitura” onde puderam requisitar para ler os mais diversos livros disponíveis na biblioteca sobre rodas; o “Nó do Conto” onde ouviram contar histórias; o “Nó da Ilustração” onde puderam ilustrar estratos de histórias  em folhas individuais; o “Nó da Transmédia” onde tiveram oportunidade de participar no desenvolvimento de uma história apresentada de forma digital, e ainda o “Nó da Surpresa” onde puderam brincar e ler à vontade em cima de tapetes, de pernas par o ar, de gatas, deitados ou até da forma mais cómoda que lhes apetecesse!

Uma edição que contou com a participação e colaboração de escritores de livros infantis, contadores de histórias e animadores, auxiliares de ação educativa, técnicos municipais, professores e educadores.

O “EnLeio das Histórias” é uma iniciativa promovida, em parceria, como não poderia deixar de ser, pelo Município de São Brás de Alportel, através da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pela Rede de Bibliotecas do concelho.

 

Por: CM de São Brás de Alportel