«Comprou um aparelho que se avariou demasiado rápido? Denuncie»

A DECO INFORMA…

Cada vez mais é comum adquirimos bens que se avariam em pouco tempo. Provavelmente já se deparou com cenários deste género: tem uma máquina de lavar roupa que avariou ao fim de 5 anos mas a peça nova de que precisa é demasiado cara; o smartphone que só tem um ano já não faz atualizações do sistema operativo; a escova do aspirador estragou-se e a marca deixou de comercializar essa peça.

Por isso, a DECO veio mobilizar-se contra esta tendência dos fabricantes de eletrodomésticos  e aparelhos tecnológicos lançarem para o mercado produtos com data de validade muito curta - é a chamada obsolescência programada, ou prematura.

Assim, criámos uma página para conhecer a dimensão do fenómeno e denunciar essas situações - https://www.deco.proteste.pt/contra-obsolescencia-prematura. É simples: basta indicar a marca e o modelo do bem e o seu tipo de avaria. Depois, iremos reportar a situação aos parceiros do projeto e partilhar os resultados.

Esta ferramenta faz parte de um amplo projeto europeu lançado em maio, o PROMPT - “programa de teste à obsolescência prematura dos produtos”, e que agrupa algumas associações de consumidores de outros países da Europa.

O PROMPT é um consórcio de investigadores, organizações de consumidores, plataformas e empresas de reparação de toda a Europa. Esta parceria é financiada pelo programa europeu Horizonte 2020 e é mais um dos vários passos que a Comissão Europeia pretende dar em direção a uma economia circular.  

O objetivo é combater estes ciclos de vida curtos de alguns aparelhos, com benefício para o consumidor e para uma sociedade mais sustentável, que não esteja sujeita à acumulação de resíduos. Note-se que o crescimento de resíduos elétricos e eletrónicos no espaço europeu aumenta 3 a 5% por ano, devendo chegar a 12 milhões de toneladas em 2020.

Com a ajuda dos consumidores a DECO vai indicar quais os aparelhos menos robustos e sensibilizar os fabricantes para a construção de produtos duráveis e fáceis de reparar.

 

CONTACTOS DECO:
deco.algarve@deco.pt | Tel. 289 863 103 | Fax. 289 863 108 | www.deco.proteste.pt
Delegação Regional do Algarve - Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, 8000-322 Faro