Cristóvão Norte: “O que é notícia em Lisboa, acontece todas as semanas no Algarve. Este é só mais um exemplo da falência do SNS na região.”

Em fim de semana prolongado, no qual o aumento do número de pessoas no Algarve sobe significativamente, os hospitais da região – Faro e Portimão – enfrentam uma escassez de médicos que coloca em causa o regular funcionamento do serviço de urgência. A título de exemplo, nos dias 1, 2 e 3 de novembro não haverá urgência de urologia no Algarve, o mesmo se verificando no sábado a respeito da oftalmologia. Acresce ainda, no que respeita a ortopedia, uma especialidade que é responsável por um elevado número de episódios de urgência, que nos dias 2, 3 e 4 não haverá urgência desta especialidade em Portimão. No caso de Faro, entre sábado ao fim da tarde até segunda de madrugada apenas haverá um médico de serviço, o que é manifestamente insuficiente para dar resposta às necessidades.

Cristóvão Norte, deputado do PSD pelo Algarve, afirma que “estas situações são cada vez mais a regra e não a exceção no Algarve. Sem fixar médicos não se resolve o problema e os doentes sentem-se desprotegidos e para terem acesso à saúde ou têm dinheiro e vão ou privado ou ficam indefesos.” O parlamentar assinala também que “é muito compreensível que os doentes vão à urgência, uma consulta demora anos, todos os prazos são ultrapassados e isso equivale a não ter acesso à saúde.”

Os deputados do PSD, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, eleitos pelo Algarve, vão questionar o Governo a respeito destas constantes falhas e solicitam, desde já, que a situação crítica que a região enfrenta na saúde seja uma prioridade de intervenção no governo.