25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres: A Realidade de uma Proposta do PAN Chumbada pelo PS e Chega em Olhão
Hoje, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, relembramos um momento que não deverá ser esquecido.
Há 2 anos, o Deputado Alexandre Pereira propôs na Assembleia Municipal de Olhão a criação de uma Comissão de Acompanhamento sobre diferentes formas de violência, nomeadamente Violência Doméstica, de Género e Bullying. Uma proposta que visava enfrentar uma realidade inaceitável: a escalada da violência física e psicológica que destrói vidas, famílias e comunidades.
Infelizmente, esta proposta foi rejeitada com16 votos contra, que incluíram o Grupo Municipal do PS (11 votos), do Chega (2 votos) e de 3 Presidentes das Juntas de Freguesia. 7 Deputados abstiveram-se, e apenas 2 votos foram a favor, PAN e BE. Este resultado é um reflexo de prioridades desalinhadas com o que é mais urgente para a nossa sociedade: proteger as pessoas mais vulneráveis.
Nos dias de hoje, quando a violência continua a crescer e o mundo se torna cada vez mais perigoso, nenhuma ação pode ser pequena demais para prevenir este flagelo. Como sociedade, temos o dever moral e urgente de garantir que políticas públicas sejam implementadas para oferecer proteção e justiça. Não podemos aceitar a normalização do sofrimento.
A rejeição desta proposta há dois anos foi um retrocesso inaceitável e um insulto às vítimas que continuam a sofrer em silêncio. Não podemos tolerar desculpas nem adiamentos quando vidas estão em risco. Esta luta exige coragem política e ações concretas, não discursos vazios ou indiferença. Chegou a hora de encararmos a violência contra as mulheres, crianças e todas as formas de opressão como uma prioridade absoluta. Cada dia sem ação não é apenas uma falha, é uma cumplicidade com o sofrimento que continua a destruir vidas.
É hora de escolhermos de que lado da história queremos estar. E que este Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres nos inspire a todos, enquanto sociedade alutar pela Igualdade, Liberdade e Democracia, e sermos, Unidos, a mudança que queremos ver em Olhão, em Portugal e no Mundo.
PAN Olhão