SAÚDE
Helicóptero do INEM deslocado de Beja para Évora para servir melhor população
O helicóptero de emergência médica que estava estacionado na Base Aérea de Beja foi deslocado para o aeródromo de Évora, revelou hoje o INEM, que justificou a medida para servir melhor a população da região.
A Sanofi e a Regeneron anunciam a aprovação de um novo tratamento para a hipercolesterolémia na União Europeia
A Sanofi e a Regeneron Pharmaceuticals, Inc. acabam de anunciar que a Comissão Europeia (CE) aprovou a autorização de introdução no mercado de um novo fármaco para o tratamento do colesterol «mau», conhecido como colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (C-LDL), em determinados doentes adultos com hipercolesterolémia. Um estudo epidemiológico realizado em Portugal concluiu que 56% da população portuguesa sofre de hipercolesterolémia.
Risco de morrer de fratura da anca é igual a cancro da mama
A alimentação rica em cálcio e vitamina D, juntamente com a prática regular de exercício físico que permita aumentar a resistência óssea, são fatores decisivos na prevenção da osteoporose, doença que afeta mais de 800 mil portugueses.
16º Congresso Nacional de Pediatria
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, vai participar no 16º Congresso Nacional de Pediatria, na sequência do trabalho desenvolvido em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria. O Congresso terá lugar no Palácio de Congressos do Algarve, entre os dias 21 e 24 de outubro.
Novo tratamento mais cómodo para doentes com Esclerose Múltipla aprovado em Portugal
O Infarmed acaba de autorizar a utilização do peginterferão beta-1a no tratamento para adultos com esclerose múltipla por surto-remissão (EMSR), a forma mais comum de esclerose múltipla (EM). O tratamento é administrado de duas em duas semanas com um novo auto-injetor pronto a usar.
Dores nas Costas obrigam portugueses a faltar ao trabalho
O transporte de materiais pesados, os movimentos repetitivos ou o facto de estar sentado durante longos períodos de tempo são exigências da vida profissional que podem trazer consequências a longo prazo para a saúde dos portugueses. O alerta é da campanha Olhe Pelas Suas Costas, que pretende sensibilizar para os riscos inerentes a atitudes incorretas no local de trabalho, no âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro.


