Irá decorrer no dia 3 de fevereiro, pelas 18:00H, no Auditório da Escola Manuel do Nascimento em Monchique, a 1.ª reunião de divulgação da AIGP «Área Piloto de Monchique».
Esta AIGP abrange o núcleo urbano da vila de Monchique, a área das Caldas de Monchique, e estão ainda incluídas algumas povoações, como a povoação de Alcaria do Peso, Peso, Cabeça de Águia, Mata Porcas, Pomar Velho, Vale, Ceiceira, Meia Viana, Ginjeira e Barranco do Banho, ocupando uma mancha contínua de cerca de 1217,95 hectares.
 
Visa uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.
 
A AIGP “Área Piloto de Monchique” decorre do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem de Monchique e Silves (PRGP SMS), de acordo com o estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 50/2020 de 24 de junho, tendo previsto um financiamento total de 6.400.000€, para os anos 2020 a 2039, resultantes do PDR2020 e do Fundo Ambiental, numa perspetiva multifundos.
 
Nesta área serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.
 
Desta forma convidamos todos os interessados com terrenos integrados na AIGP, bem como outros grupos organizados e instituições com interesse no desenvolvimento rural, agrícola e florestal da área de intervenção, a participarem na sessão onde serão apresentadas mais informações sobre este programa, bem como se irá iniciar o processo tendente à constituição da futura entidade gestora.
 
A entrada é livre, aguardamos a sua presença.