O Município de Albufeira volta a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil que se celebra, anualmente, a 1 de março, com um programa diversificado de atividades, a decorrer a partir de hoje, dia 6, até dia 23 de março.

Uma exposição, palestras, uma mostra de trabalhos dos alunos dos Jardins de Infância e das escolas do 1.º Ciclo do concelho e a realização da IV Feira do Conhecimento da Proteção Civil, são os principais destaques a assinalar. Recorde-se que o Dia Internacional da Proteção Civil visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.

data é assinalada, a nível nacional, regional e municipal, com eventos organizados pelos diversos agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover uma reflexão alargada sobre os valores que devem nortear esta área de atuação, sem esquecer o envolvimento da comunidade.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira faz parte da Rede de Cidades Resilientes, sendo que o projeto municipal “Heróis da Proteção Civil”, cujos trabalhos vão ser apresentados no 1.º andar dos Paços do Concelho, durante o próximo mês de março, foi distinguido com a Menção Honrosa na primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas locais em Matéria de Promoção da Resiliência. Entrada Livre!

Em Albufeira, as atividades decorrem durante quase todo o mês de março. Do dia 6 ao dia 20, realiza-se na Biblioteca Municipal Lídia Jorge a Exposição intitulada “28 de Fevereiro de 1969, Memórias do Sismo”. A mostra, organizada em parceria pelo Centro Europeu de Riscos Urbanos – CERU e pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica – SPES com o apoio do Município de Albufeira, tem por objetivo ajudar a preservar a memória coletiva do referido acontecimento e ajudar a criar uma consciência pública preventiva, nomeadamente explicando a forma correta de atuar, sempre que se verifique este tipo de ocorrências. A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

A propósito do tema, o presidente da Câmara Municipal recorda que «Albufeira faz parte da Rede das Cidades Resilientes também designada por programa “Cidades Resilientes das Nações Unidas em Portugal”, pelo que a realização desta exposição, a nível municipal, visa reforçar a resiliência e a capacidade de resposta da comunidade local perante o risco sísmico».

A mostra será complementada por um conjunto de palestras, a realizar no dia 16 de março, a partir das 10h30, subordinadas aos seguintes temas: “Albufeira: O que podemos aprender com os sismos recentes” - João Estevão da Universidade do Algarve; “O Papel do Cidadão face ao Risco Sísmico” – Óscar da Encarnação do SMPC de Albufeira; “Situações de Emergência e Catástrofe| Como lidar” – Cátia Silva SMPC de Albufeira.

De 18 de março a 18 de abril, decorre, também, nos Paços do Concelho (hall no 1.º andar) uma Exposição com os trabalhos realizados em 2023 pelos alunos do pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do concelho. A mostra intitulada “Os Riscos da Nossa Cidade” pode ser visitada durante o horário de expediente do Município (dias de semana, das 9h00 às 17h00). O projeto tem como principal objetivo sensibilizar as crianças mais pequeninas para a adoção de comportamentos preventivos face aos diversos riscos, saber como atuar e como adquirir hábitos de segurança.

José Carlos Rolo faz questão de realçar que o projeto “Heróis da Proteção Civil” foi distinguido com uma Menção Honrosa na primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”. Refira-se que o júri reconheceu a forte componente educativa e pedagógica do projeto no envolvimento dos públicos mais jovens do concelho, nomeadamente no que respeita ao entendimento dos diferentes riscos de catástrofe.

A culminar o programa de comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, nos dias 21, 22 e 23 de março, realiza-se a IV Feira do Conhecimento da Proteção Civil, no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, com a possibilidade de alargamento do evento ao Parque de Estacionamento junto ao edifício da Polícia Municipal e Proteção Civil.

O certame, cujo horário de funcionamento decorre das 10h00 às 19h00, contempla a realização de palestras, Workshops, Roleplay nas diversas áreas da proteção civil, Mass Training - Suporte Básico de Vida, Primeiros Socorros Pediátricos, Primeiros Socorros Animais, demonstrações, exposição de meios e recursos, Sala Virtual do Risco, rastreios, simuladores, tendo como principal objetivo dar a conhecer a missão, os meios e os recursos dos Agentes de Proteção Civil e das Entidades Cooperantes, possibilitando o contacto direto e a interação com a população.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca “que o principal objetivo da Feira passa por aproximar a população em geral dos Serviços e Entidades da Proteção Civil e, simultaneamente, alcançar o público profissional da área, para além de possibilitar a partilha de informação entre os vários Agentes da Proteção Civil e Entidades Cooperantes”. A Proteção Civil é uma responsabilidade de todos! Participe nas atividades programadas pelo Município ao longo do mês de março!