A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa terminou no domingo, dia 3 de março, e o Município de Albufeira em parceria com a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, voltou a promover-se, naquela que foi a maior edição de sempre.

Este ano a BTL, considerada a Feira mais importante na área do Turismo em Portugal, contabilizou um total de 79 mil visitantes, número muito superior comparativamente ao alcançado no ano passado, 63 mil, tendo mesmo ultrapassado a edição de 2023 da Web Summit.

Albufeira esteve representada num stand de 225 metros quadrados, localizado na zona central do Pavilhão 2, onde foram apresentados os eventos programados para 2024, com destaque para o programa “Albufeira todo o Ano”, um novo vídeo promocional, bem como produtos gastronómicos, vinhos e o artesanato local. Refira-se Município esteve também representado no pavilhão do Algarve e no stand do aspirante Geoparque Algarvensis – Loulé, Silves e Albufeira, onde fez algumas das apresentações.

O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, destacou que “o stand de Albufeira foi bastante procurado, quer por entidades ligadas ao setor de turismo quer por visitantes”.

“Esta foi uma das melhores edições de sempre da BTL”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que durante o seu discurso colocou a enfase na captação de turistas ao longo de todo o ano, “com uma aposta forte, especialmente fora da chamada época balnear, promovendo uma oferta atrativa que potencie a nossa capacidade e vontade de diversificar a base económica do concelho, combatendo a sazonalidade”.

José Carlos Rolo chamou a atenção para a diversidade da programação e para o vídeo “Albufeira todo o Ano”, onde foram divulgados os eventos de referência no âmbito deste programa, com destaque para o Albufeira Sea Fest, Albufeira Sounds, XIII Grande Mostra de Vinhos de Portugal, Halloween, Master de Vólei de Praia, Algarve Equestre, Paderne Medieval e o Albufeira Carpe Nox, entre outras iniciativas.

A APAL também apresentou o seu novo vídeo promocional e Desidério Silva, presidente da direção da referida associação, aproveitou para sublinhar que “o novo vídeo promocional é um instrumento de trabalho que valoriza o nosso território, os nossos associados e que permite mostrar o melhor que Albufeira tem para oferecer”, não só em termos de eventos, mas também no que respeita à natureza, clima, gastronomia, saúde e bem-estar, retratados através dos vários roteiros apresentados, com importância vital nas várias ações que fazem parte do calendário promocional que o Município leva a cabo conjuntamente com a APAL.

Durante a apresentação das Festas do Basquetebol destaque-se a presença do presidente da Federação de Basquetebol e do ex-internacional Tomás Barroso, no Master de Vólei de Praia do atleta Miguel Maia, no Albufeira Sounds e no Sea Fest do Dj Diego Miranda, sendo de salientar que, também, os associados da APAL, ligados à animação noturna, colaboraram com os seus próprios DJS.

Para além do referido, o programa teve vários pontos altos, nomeadamente a dinamização do stand, particularmente com as atuações de DJS que transformaram o local numa pista de dança, dos acordeonistas Francisco Saboia e João Frade, de César Matoso com os cavaleiros do Algarve Equestre, do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira e da presença da Associação Barmen do Algarve que apoiou as várias apresentações e realizou diversas demonstrações de flairtending ao longo dos cinco dias do evento.

O Art Reef by Vhils, que contou com a presença de representantes da EDP, Catarina Barradas e Eduardo Quitério, da Cultural Affairs, foi apresentado no nosso stand e posteriormente no stand do Algarve, tendo suscitado bastante curiosidade por parte do público presente. Outro dos pontos altos consistiu na degustação de vários pratos apresentados pelo Chef Dieter Koschina (estrela Michelin) do Vila Joya Boutique Hotel e que atraiu dezenas de pessoas ao local para provarem as suas iguarias.

Foram, também, realizadas degustações de vinhos da Adega do Cantor e da Quinta do Canhoto e apresentada a Mostra de Vinhos de Portugal, com a presença de elementos da Confraria Bacchus de Albufeira.

O Centro de Artes e Ofícios e o Centro Interpretativo do Cerro do Ouro, que dinamizaram várias atividades tradicionais (sapatos de ourelo, construção de cadeiras, pintura em azulejo), na passada sexta-feira, primeiro no stand do Geoparque e depois no stand de Albufeira tiveram uma excelente receção por parte do público.

Os empresários locais e sócios da APAL utilizaram a área do stand para reuniões de trabalho. Presentes com balcão estiveram a Algarexperience, Algarve Resorts, Apartamentos do Parque, Hotel Baía Grande, Easydivers, MGM – Muuthu Hotels, Visacar, X Ride e Zoomarine que qualificaram a “experiência como muito positiva”.