Aljezur será novamente palco de uma etapa da Liga Moche na Praia do Amado, única etapa do nacional de surf no Algarve. Esta é uma aposta que será garantida pela comparticipação financeira aprovada no âmbito do apoio ao Associativismo, que este ano mereceu um reforço financeiro por parte da autarquia, atendendo ao manifesto interesse da iniciativa para o concelho e para o Algarve.
O desporto representa a maior fatia do apoio concedido, numa clara estratégia de desenvolvimento da formação das camadas mais jovens. Do futebol à patinagem, do ténis de mesa ao Btt, passando pela petanca, cicloturismo, dança, jogos tradicionais, entre outras iniciativas.
A vertente cultural foi também reforçada, nomeadamente no apoio à Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur para prosseguir escavações arqueológicas e valorização dos achados; no apoio à Associação Rota Vicentina para manutenção e promoção da Grande Rota, bem como nas iniciativas promovidas pela Associação Mãozorra no âmbito de encontros de teatro e animação de rua.
As festas e romarias típicas, tão populares do nosso concelho e organizadas pelos clubes e associações locais, terão igualmente o apoio da autarquia.
Destacamos ainda o apoio concedido ao Rancho Folclórico do Rogil para a realização da 3ª edição do Festival das Sopas e o apoio à Tertúlia, que entre outras atividades se propõe reeditar a Feira do Livro.
Estes contratos-programa representam um apoio financeiro de 108 837,50€.
Mas o apoio do município ao associativismo vai para além destes apoios agora aprovados. De facto e porque as associações são um parceiro privilegiado no programa de desenvolvimento social, cultural e desportivo da autarquia, acrescem ainda a estes, outros apoios logísticos gratuitos - cedência de equipamentos e de transportes para a realização das várias ações aprovadas.
Mantêm-se ainda todos os acordos de cooperação protocolados com associações locais, decorrentes de programas dirigidos a fins específicos de interesse municipal, dos quais destacamos os Bombeiros Voluntários de Aljezur – Banda Filarmónica, a AEZA – Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur, o Rancho Folclórico do Rogil, a Casa da Criança do Rogil, a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, a NECI, as Conferências de S. Vicente de Paulo, entre outros, cujos montantes superam o valor agora aprovado para estes contratos-programa.
Por CM Aljezur