A crescente necessidade de empresas de limpeza em Faro faz-se notar nos hotéis e alojamento local. Em junho, foram cerca de 900 mil dormidas no Algarve.
Com a contagem provisória de mais de 2.859,1 mil hóspedes e 7.448,3 mil dormidas no total do alojamento turístico em junho de 2023, cerca de 30% dos quais no Algarve, é natural que a necessidade de uma empresa de limpezas em Faro seja premente.
Segundo o INE e o Banco de Portugal, as dormidas de residentes em junho desceram no Algarve (-17,9%) e na Região Metropolitana de Lisboa (-2,5%), ao contrário do resto do país, onde sobem a bom ritmo. Também os não residentes reservaram menos noites nos hotéis do Algarve (-2,9%) e Centro (-1,8%).
Apesar desta ligeira descida, os números continuam em linha com o período pré-pandemia. Mas se há uma tendência que ficou depois de dois anos de doença global e confinamento, foi a necessidade de regras mais rigorosas na higienização e segurança nos espaços alugados para férias.
Já em agosto de 2022, o setor do alojamento turístico tinha registado 3,4 milhões de hóspedes e 9,9 milhões de dormidas em agosto de 2022, os valores mensais mais elevados desde que há registo. O Algarve concentrou 32,2% das dormidas.
Porque contratar uma empresa de limpezas em Faro
Como empresa de limpezas de Faro, a Jani-King leva muito a sério esta questão. Especialmente no verão, com o aumento do fluxo de turistas e as altas temperaturas, que trazem riscos acrescidos para a saúde das pessoas, desgaste de instalações e materiais e maior exigência de limpeza.
Este período traz consigo inúmeras oportunidades para os negócios locais. Os hotéis, o alojamento local e outras empresas turísticas são a espinha dorsal do setor turístico algarvio.
Com estes desafios adicionados, a contratação de empresas especializadas em serviços de limpeza torna-se uma necessidade para garantir uma experiência positiva aos hóspedes. Manter os espaços comuns, quartos, casas de banho e outras áreas impecáveis é essencial para permitir uma estadia confortável e memorável – e fazer com que no próximo ano voltem a reservar.
Como refere a Jani-King, “a maioria dos hóspedes faz da limpeza de hotéis a sua prioridade número um. Apesar de o serviço e as instalações também serem consideradas importantes, uma cama mal lavada, a sujidade acumulada e uma casa de banho mal limpa asseguram que o cliente nunca mais volta ao seu estabelecimento hoteleiro”.
Mão de obra na hotelaria, um problema por resolver
A contratação de pessoal no Turismo é uma das maiores dificuldades do setor. A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) estima em 15.000 as vagas por preencher.
A realidade prova que mesmo as equipas internas de limpeza das grandes marcas hoteleiras dificilmente conseguem dar resposta a este aumento da procura sazonal. Por outro lado, os proprietários de alojamentos locais nem sempre têm capacidade de contratar pessoal fixo para executar este tipo de tarefas.
A solução passa, muitas vezes, por contratar uma empresa de limpezas especializada como a Jani-King. Uma entidade que tem a experiência e os recursos necessários para oferecer serviços de limpeza profundos e eficientes, adaptados às necessidades específicas dos hotéis e alojamentos locais. Este tipo de empresa consegue garantir desde a limpeza regular até à limpeza mais profunda, que deve ser sempre executada entre a saída e a chegada de hóspedes, para que cada quarto e cada espaço comum estejam em perfeitas condições.
O verão traz consigo oportunidades e desafios, mas com a escolha certa, o Algarve continuará a ser um destino turístico de excelência.