O social-democrata João Garcia é o candidato da coligação Juntos Acreditamos (PSD/CDS-PP/IL) à Câmara de Silves, no distrito de Faro, propondo-se a valorizar o território, anunciou o próprio nas redes sociais.

“Silves precisa de apoiar as famílias, de medidas concretas que melhorem a qualidade de vida, e de políticas que fomentem o crescimento económico, a criação de emprego e a valorização do nosso território”, refere o candidato que se apresenta a sufrágio em autárquicas pela segunda vez consecutiva.

Natural de Silves, João Garcia, de 46 anos, é vereador na autarquia liderada pela comunista Rosa Palma, mas sem pelouros atribuídos, tendo sido eleito em 2012 pelo PSD.

O candidato da coligação, que reúne o PSD, o CDS-PP e a Iniciativa Liberal, desempenhou funções como presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, até ao final de 2023, e é empresário e produtor de citrinos.

Formado em engenharia agronómica na Escola Superior Agrária de Santarém, candidata-se a um município “onde a agricultura mantém um papel fundamental” na economia do concelho, aponta.

A autarquia algarvia é liderada desde 2013 por Rosa Palma, eleita pela CDU, coligação formada pelo PCP e Partido Ecologista Os Verdes (PEV), que está impedida de se recandidatar pela lei de limitação de mandatos.

João Garcia tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Silves nas próximas eleições autárquicas a atual vice-presidente Luísa Conduto (CDU) e o advogado José Paulo Sousa (Chega).

Nas eleições autárquicas de 2021, a CDU venceu a corrida à Câmara com a maioria de 43,10% dos votos, alcançando quatro mandatos, seguido do PSD (23,18%), com dois mandatos, e do PS (18,97%), com um mandato.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.

 

Lusa