
AVANÇA RENOVAÇÃO DO CENTRO URBANO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Segunda fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel abrange ruas António Rosa Brito, Dr. Silva Nobre e Virgílio Coelho, num investimento de meio milhão de euros
Foi aprovado em reunião de câmara, por unanimidade, no dia 14 de janeiro, o lançamento do concurso para a execução da 2ª fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel, um investimento municipal que dá continuidade à estratégia do município para modernizar e tornar o espaço público acessível a todos, independentemente das suas limitações de mobilidade, impulsionar a dinâmica da economia local e melhorar a qualidade de vida dos são-brasenses.
Os trabalhos, que nesta segunda fase irão incidir a sul, sobre a Ruas António Rosa Brito, Dr. Silva Nobre e Virgílio Coelho, dão assim continuidade a esta etapa da estratégia de renovação urbana, iniciada em 2023, com a 1ª fase de Requalificação do Centro Urbano que renovou as artérias envolventes ao Mercado Municipal, ruas Boaventura Passos, 25 de abril, Silva Nobre (norte) e Bernardo de Passos, inauguradas no mês de junho do ano transato.
Para esta 2ª fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel, estima-se um custo total da empreitada que ascende a 489.122,79 euros, prevendo-se uma execução financeira repartida entre 2025 e 2026. Dos trabalhos propostos incluem-se a intervenção na substituição de pavimentos pedonais e rodoviários; na rede de drenagem de águas pluviais, na plantações e revestimentos não vegetais; no mobiliário urbano; na rede de abastecimento de água; na substituição de iluminação pública existente e na sinalização rodoviária.
Guiada pela experiência durante a concretização da 1ª fase, a autarquia pretende implementar as melhores soluções em benefício da comunidade durante a realização dos trabalhos.
Recorde-se que esta obra integra uma estratégia global de renovação urbana, que teve início com a criação de um anel de circulares em torno da vila, ao qual se seguiu a renovação das entradas (sul, nascente, poente e norte). Posteriormente foi priorizada a intervenção no centro da vila, com a requalificação do Largo de São Sebastião e ruas adjacentes (norte e sul): Ruas Gago Coutinho e Avenida da Liberdade. Seguiu-se então o plano de requalificação do Centro Urbano com a 1.ª fase, em torno do Mercado Municipal, concluída no inicio de 2024. Segue-se agora a 2.ª fase desta requalificação, que irá incidir sobre a zona sul da 1ª fase, e posteriormente o Jardim Carrera Viegas, e as ruas envolventes.
Simultaneamente, a Grande Rede de Passeios Acessíveis, continua a estender-se e ramificar para que a Vila seja de Todos.
Este ambicioso projeto de requalificação visa a modernização e valorização da vila, tendo como foco melhorar a qualidade de vida, aumentar da eficiência hídrica, ampliar a acessibilidade, dinamizar e tornar mais atrativo o comércio tradicional, assim como reforçar a segurança e o ordenamento do trânsito e estacionamento, além de criar melhores espaços verdes e de lazer.





