- Problema da água, desaceleração no turismo e menor gasto dos turistas, interrogação do Brexit e ano agrícola difícil, são sombras.

 - Brexit continua a ser nuvem negra. Solução é mais e melhor promoção, aposta forte em novos mercados e Plano de Requalificação do Algarve. 

1. O balanço do ano económico de 2019 em termos globais aponta para uma certa desaceleração no ciclo económico dos últimos anos, com alguns fatores e tendências preocupantes, quer estruturais, quer a nível de conjuntura, em particular uma baixa do gasto médio por turista e consequente quebra da vitalidade económico-empresarial registada o ano passado.

Esta é a avaliação que resulta do acompanhamento que a ALGFUTURO faz da evolução económica, tratada pelos órgãos dirigentes em reunião que teve lugar este fim de semana. Além da falta de um novo hospital central e continuação das portagens, o problema da água , uma descida do gasto médio dos turistas como se conclui por vários indicadores de consumo e um abrandamento do turismo, com o Algarve em penúltimo lugar no crescimento entre todas as regiões, lançam sombras sobre o futuro. 

2. Por setores, segundo o INE, no turismo e considerando o período janeiro/setembro, as dormidas globais registaram um aumento de 2,5%, abaixo da média nacional de 3,9% e ficando na cauda, apenas acima da Madeira. O mais preocupante é contudo a evolução das dormidas de estrangeiros apenas com mais 1,5%(jan/set) para uma média nacional de mais 2,9%, abaixo de todas as regiões exceto a Madeira e o Alentejo.

O mercado do Reino Unido aguentou-se, mas com redução do poder de compra, espanhóis e portugueses a crescer, mas o importante mercado alemão em acentuada quebra.

3. Na pesca e construção civil o ano foi positivo, a imobiliária teve um ligeiro arrefecimento mas dinâmica, pior a agricultura por causa do mau ano citrícola.

4. Muito importante foi o lançamento do Pólo Tecnológico e a inauguração do excecional investimento da Congelagos, bem como o sucesso que está a ter a empresa Sun Concept (barcos movidos a energia solar). Lugar de destaque para a Escola Superior de Saúde na Universidade do Algarve. 

5. Nuvem negra com grande ponto de interrogação continua a ser o o Brexit.Tem que se continuar a marcar presença no mercado britânico e sobretudo apostar forte em novos mercados.

6. A  União Empresarial do Algarve tem apresentado soluções e nesta tomada de posição enfatiza que, além da água e novo Hospital, é preciso diversificar o tecido produtivo e Um Plano Geral de Requalificação do Algarve em simultâneo a ações de promoção a sério orientadas para países e segmentos de mercado bem definidos  para turistas de elevado poder de compra, em vez de campanhas «massificadas». 

 

Por: Alfutuuro