É com enorme satisfação que partilhamos a distinção atribuída no âmbito da Bandeira da Ética, uma certificação que promove e reconhece a integração de valores éticos na prática desportiva.

Implementada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., através do Plano Nacional de Ética no Desporto, a Bandeira da Ética assume-se como uma marca de qualidade que distingue projetos, iniciativas e entidades que colocam a ética, o respeito e a responsabilidade no centro da sua atuação.

Assente numa metodologia transparente, flexível e transversal a todas as modalidades, este processo de certificação visa:

  • Promover boas práticas no desporto;
  • Incentivar a educação para os valores;
  • Reconhecer o mérito das entidades que contribuem para um desporto mais justo e inclusivo.

Neste contexto, felicitamos as entidades da região do Algarve cujas candidaturas foram aprovadas, destacando o seu compromisso com a promoção dos valores éticos no desporto:

Objeto de certificação - Iniciativa

  • Sonâmbulos Futsal Luzense Associação;
  • Parchalense;
  • União Desportiva Castromarinense;
  • Clube Desportivo Montenegro;
  • Futebol Clube de Ferreiras;
  • Clube Desportivo de Odiáxere;
  • Clube Futebol "Os Armacenenses";
  • CDR Quarteirense;
  • Associação de Futebol do Algarve;
  • Imortal DC;
  • Juventude Desportiva Monchiquense;
  • Quarteira Futsal Clube.

Objeto de certificação - Projeto

  • Associação de Andebol do Algarve -  AndEspecial - Projeto de Inclusão através da prática desportiva ANDEBOL - Andebol para a deficiência intelectual e motora;  
  • Município de Albufeira - “Albufeira com Ética”;
  • Sporting Clube Farense - Farense com valores – educar pelo desporto;
  • Clube Desportivo e Recreativo da pedra Mourinha - Caderneta «Valores em Jogo».

 

Objeto de certificação - Departamento

  • CDR Quarteirense - Departamento de Futebol de Formação do Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense (CDRQ);
  • Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa - Departamento de Educação Física da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

 

Objeto de certificação – Entidade

  • Futebol Clube de Ferreiras;
  • Portimonense Sporting Clube;
  • Andebol Clube Olhão.

A todos os envolvidos, endereçamos os nossos sinceros parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo contributo ativo para um desporto mais íntegro e inspirador.

Aos que ainda não fazem parte desta certificação, contamos com a vossa participação para continuarmos a elevar os padrões do desporto no Algarve e em Portugal.

 

IPDJ