Abrir uma empresa é um sonho para muitas pessoas, embora muitas vão adiando esse sonho… No entanto, perante determinadas circunstâncias, devemos deixar os medos de lado e avançar. O receio de muitos está diretamente relacionado com a falta de informação. Por isso, é importante obter o máximo de dados para que o sonho de abrir uma empresa seja materializado já este ano!
Abrir uma empresa: por onde e como começar?
Antes de abrir uma empresa, deves construir um plano de negócio. Se fizeres um documento com a tua ideia de negócio bem clara, terás melhores condições para verificares a viabilidade do negócio.
O chamado “business plan” permite-te minimizar os riscos. Trata-se de um documento escrito que se revela fundamental para o sucesso da tua empresa, no momento de procurares possíveis investidores, especialmente se não tiveres capitais próprios suficientes para suportares o investimento.
Fazer um plano de negócios
No teu plano de negócios, há vários dados relevantes. Entre as principais informações que devem constar no teu business plan, estão:
- Nome da empresa;
- Missão;
- Mercados potenciais;
- Linhas essenciais do projeto empresarial;
- Objetivos a cumprir;
- Estratégia comercial;
- Previsões financeiras;
- Recursos humanos;
- Investimento;
- entre outras.
Procura por financiamento
Quando se está a pensar em abrir uma empresa, deve considerar-se o financiamento. Recorrer ao financiamento é uma estratégia sensata para quem não consegue financiar um negócio unicamente com capitais próprios. Aliás, é justamente por falta de financiamento que algumas startups acabam por fechar de forma prematura.
Para isso, há algumas opções para angariar capital que podem ser consideradas, nomeadamente:
- Financiamento bancário: podes fazê-lo por meio de uma negociação com a banca. Neste caso, pode ser-te concedido um empréstimo, se demonstrares a viabilidade da tua ideia de negócio.
- Business angels: estas pessoas contribuem com capital e know how. Estes investidores têm experiência na área de gestão e podem ajudar-te a transformares boas ideias em bons negócios.
Os 'business angels' são especialistas em contactos que podem ser importantes para o projeto. Podem ajudar-te a encontrares os teus primeiros clientes. No nosso país, esses investidores encontram-se representados pela Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) ou pela Federação Nacional de Business Angels (FNABA).
- Capital de risco: outra forma de investimento empresarial é abrires uma empresa, recorrendo a capital de risco na Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCR).
Esta é uma das fontes de financiamento mais populares para jovens empresas, startups e investimentos de risco com elevado potencial de rentabilização.
Podes saber mais sobre esta associação, aqui.