DIA INTERNACIONAL DA DIABETES – 14 DE NOVEMBRO

“Conhecer o risco de ter Diabetes é importante para apoiar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, explica o Médico Coordenador das Residências ORPEA em Portugal, André Rodrigues

 

Sabemos que 1 em cada 10 adultos em todo o mundo tem Diabetes, e que destes, mais de 90% têm diabetes tipo 2. No entanto, quase metade ainda não foi diagnosticada o que levou às Residências ORPEA assinalarem o Dia Mundial da Diabetes com uma campanha sobre o acesso aos cuidados com a diabetes com o slogan “Know your risk, know your response”, “Conheça o seu risco, conheça a sua resposta”.

Esta campanha enfoca a importância de cada pessoa conhecer o seu risco de Diabetes tipo 2 para ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento desta doença, destacando também o impacto das complicações relacionadas à diabetes e a importância de ter acesso à informação correta e cuidados adequados para garantir uma abordagem e tratamento adequados.
Em muitos casos, a Diabetes tipo 2 e as suas complicações podem ser retardadas ou prevenidas através da adoção de hábitos saudáveis. Quando não detetada ou tratada precocemente, a Diabetes pode levar a complicações graves e potencialmente fatais.

Para pessoas que não têm Diabetes tipo 2, conhecer o seu risco é importante para apoiar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Para as pessoas que vivem com diabetes, a consciência e o acesso à informação correta e aos melhores medicamentos e ferramentas disponíveis para apoiar o autocuidado são cruciais para retardar ou prevenir complicações.
Para profissionais de saúde, o acesso a informação atualizada e fidedigna é necessário para detetar complicações precocemente e fornecer o melhor cuidado possível.

“Por reconhecermos o significado deste dia e nos comprometermos, iremos realizar rastreios de diabetes aos nossos residentes, funcionários e famílias.  Iremos utilizar também uma ferramenta de cálculo de risco para sensibilizar e educar sobre a importância de alterações no estilo de vida. Estas ações são fundamentais para o nosso empenho contínuo em prestar um suporte integral e promover uma vida mais saudável para todos”, explica o André Rodrigues, Médico Coordenador das Residências ORPEA em Portugal.
 
O QUE É A DIABETES?
A Diabetes é uma doença crónica caracterizada pela elevação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, associada à incapacidade de o organismo transformar a glicose proveniente dos alimentos.
“A Diabetes típica da idade adulta é a Diabetes tipo 2, associada principalmente ao excesso de peso e perímetro abdominal aumentado. A Diabetes é uma doença muito prevalente no nosso país, estima-se que afete 27% dos adultos entre os 60 e os 79 anos de idade. De acordo com um estudo que foi feito recentemente nas 9 residências ORPEA em Portugal, concluímos que 21,5% dos nossos residentes são diabéticos, o que é um número muito significativo. Este estudo foi apresentado em Outubro na última reunião do Núcleo de Estudos da Diabetes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna”, acrescenta André Rodrigues.
 
COMO POSSO SABER SE UMA PESSOA É DIABÉTICA?
A diabetes tipo 2 manifesta-se na idade adulta de uma forma muito silenciosa. Os sintomas, quando estão presentes, devem-se sobretudo à hiperglicemia e incluem sede excessiva e aumento da frequência urinária. Sintomas como formigueiros nas pernas e pés, feridas, infeções recorrentes e visão turva podem significar uma fase mais avançada. A vigilância médica é fundamental para o diagnóstico.
 
QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA A DIABETES?
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Hipertensão Arterial;
- Dislipidemia;
- Idade;
- Antecedentes Familiares de Diabetes.
 
COMO PREVENIR O APARECIMENTO DA DIABETES?
“Pratique pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana, faça por exemplo caminhadas, pratique natação ou ginástica ou suba escadas. Tenha também uma alimentação saudável para melhor prevenir o aparecimento de Diabetes”:
- Faça várias refeições ao longo do dia;
- Coma sopa, legumes e fruta diariamente;
- Dê maior preferência às carnes brancas (peru, frango);
- Evite os refogados, gorduras e comidas muito condimentadas;
- Prefira os cozidos, grelhados, assados e estufados com pouca gordura;
- Evite os fritos;
- Evite o consumo de refrigerantes, açúcares e doces;
- Opte por azeite em vez de gorduras;
- Beba água pelo menos 1,5 L de água por dia.
 
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO:
É importante que os diabéticos compareçam às consultas regularmente, onde o seu médico irá dar orientações sobre a doença e o seu tratamento:
- A orientação para uma dieta adequada;
- Como evitar complicações;
- Como usar insulina ou outros medicamentos,
- Como usar os aparelhos que medem a glicose (gleucómetros) e as canetas de insulina;
- Fornecer orientações sobre atividade física;
- Fornecer orientações de como proceder em situações de hipo ou de hiperglicemia.
 
As Residências ORPEA têm equipas multidisciplinares que estão atentas às doenças que mais afetam os seniores e atuam no sentido de prevenir o seu aparecimento. A campanha “Conheça o seu risco, conheça a sua resposta” foi criada nesse sentido, de forma a reforçar a importância de cada pessoa conhecer o seu risco de Diabetes tipo 2 para ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento desta doença.