A Freguesia da Guia tem uma nova rotunda inspirada nas ondas do mar. A parte de construção propriamente dita encontra-se em fase de conclusão, tendo o Município dado início ao embelezamento da obra, através da criação e implementação de um projeto paisagístico.

Tendo em conta os problemas da seca que se fazem sentir na região, a autarquia optou por plantas com baixa necessidade hídrica, maior resistência e pouca manutenção. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca “que o projeto para além de contribuir para o melhoramento da fluidez e segurança rodoviária irá dar uma nova vida à zona”.

A Freguesia da Guia ganhou uma nova rotunda, numa das entradas da povoação, no sentido de quem circula da zona do Páteo/Albufeira em direção ao centro da localidade.

A obra, cujo investimento rondou os 160 mil euros, ocupa uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados, incluiu a criação e/ou substituição de algumas zonas da rede pluvial, encontrando-se em fase de conclusão.

No que concerne ao embelezamento da rotunda, foi elaborado internamente um projeto, sob a responsabilidade da equipa de arquitetura paisagista da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes do Município, inspirado nas ondas da Praia e nas alterações climáticas. O projeto é composto por quatro áreas plantadas e uma zona de estadia, localizada num pequeno terreno livre entre o passeio da Rua do Mercado e o passeio da Rua das Escolas.

Refira-se que na elaboração do projeto deu-se preferência a plantas com baixa necessidade hídrica, maior resistência e pouca manutenção. Para dar nova vida ao espaço estão a ser plantadas 186 Gauras (nome cientifico Gaura lindheimeri) 486 Margaridas africanas (nome científico Osteospernum) e 2 Olaias (nome científico Cercis siliquastrum).

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que a obra “para além de contribuir para o melhoramento da segurança rodoviária e da rede pluvial da localidade irá dotar a zona de uma nova vida”.

José Carlos Rolo faz questão de salientar que “não se trata apenas de uma rotunda, mas sim de um projeto integrado que contempla a preocupação com o bem-estar e os tempos livres da população, ao criar-se, complementarmente, mais uma pequena zona ajardinada que irá servir para convívio de miúdos e graúdos, nomeadamente de pais e filhos, aquando da saída das aulas.