Cerca de 75 por cento dos jovens entre os 12 e os 17 anos já estão vacinados com a primeira dose, sendo que no último fim-de-semana foram vacinados 86 mil jovens, segundo a «task-force».

O balanço da percentagem de vacinados entre os 12 e os 17 anos surge após três fins-de-semana de vacinação desta faixa etária.

Em comunicado a ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19 explica que na modalidade “Casa Aberta”, todos os utentes podem vacinar-se em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, recorrendo ao sistema de senha digital.

Os utentes podem ainda comparecer nos centros de vacinação, independentemente da respetiva situação no processo de auto agendamento.

Por outro lado, é também possível escolher um ponto de vacinação distinto para tomar a segunda dose que deve ser solicitado aquando da toma da primeira dose.

A ´task-force´ adianta ainda os casos de utentes das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI) ou acamados, que por alguma razão ainda não tenham sido vacinados, podem ser reportados através do emailtf.comunicacao@emgfa.pt, permitindo que o respetivo processo possa ser rapidamente articulado.

“Nesta fase, apela-se a todos os utentes elegíveis, que ainda não foram vacinados, a dirigirem-se a qualquer centro de vacinação contribuindo, desta forma, para sua proteção e da restante população”, adianta a ´task-force´ em comunicado.

A covid-19 provocou pelo menos 4.500.620 mortes em todo o mundo, entre mais de 216,34milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.730 pessoas e foram contabilizados 1.036.019 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

 

Por: Lusa