A data, que junta outros 15 operadores postais, pretende assinalar os resultados positivos do esforço coletivo que os operadores postais a nível mundial têm vindo a pôr em prática para enfrentar as alterações climáticas e para reduzir as suas emissões carbónicas.
Para João Bento, CEO dos CTT, “é com muito orgulho e enorme satisfação que os CTT se unem a outros operadores mundiais para assinalar o Green Postal Day, uma iniciativa da Internacional Post Corporation (IPC) para a qual olhamos com enorme apreço. No desafiante contexto em que vivemos – e a pandemia de covid-19 veio reforçar isso mesmo – sabemos que ainda há muito por fazer e que ainda há muitos desafios a enfrentar. Sabemos que é em conjunto que conseguimos trabalhar para o bem comum e chegar mais longe. Nos CTT em 2020, reduzimos as nossas emissões carbónicas 25.4% desde 2013, estando perto de atingir o objetivo de redução de 30% em 2025. Aumentámos a nossa frota de veículos alternativos, que percorreram mais 29% de quilómetros do que em 2019, e mantivemos o consumo de eletricidade integralmente proveniente de fontes renováveis. Lançámos também um projeto-piloto único em Portugal junto de clientes parceiros com um novo conceito de embalagem eco reutilizável direcionada a clientes de e-commerce, permitindo reduzir o desperdício e prolongar a vida útil das mesmas, potencialmente, até 50 envios. Ainda neste âmbito, lançámos no mercado espanhol novos formatos de embalagens sustentáveis que incorporam plásticos reciclados e recicláveis. Todas estas ações reforçam o compromisso dos CTT com as metas de redução da pegada carbónica a que nos comprometemos há mais de uma década, juntamente com os restantes operadores do IPC.”
Em 2019 os operadores postais mundiais lançaram o Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade (SMMS) tendo ampliado os seus esforços para reduzirem sua pegada carbónica e contribuírem para o desenvolvimento sustentável.
Os operadores adotaram, coletivamente, uma meta de redução de 20% das emissões associadas à entrega de cada objeto postal no período entre 2013 e 2025, meta esta aprovada pela Science Based Targets Initiative. Graças aos seus esforços para a redução da pegada carbónica, os operadores postais encontram-se apenas a 16% do objetivo traçado para 2025.
É ainda de realçar o investimento feito em veículos elétricos que representam 15% da frota global dos operadores postais, um aumento de 22% nos últimos três anos. Até 2030, os operadores postais pretendem, em conjunto, ter 50% da sua frota composta por veículos movidos a combustíveis não convencionais (contra 22% em 2020) e 75% da sua energia consumida gerada a partir de fontes renováveis (contra 33% em 2020).
No que respeita às embalagens utilizadas, os operadores alinham-se ainda para que até 2030, 50% das embalagens vendidas sejam recicláveis ou reutilizáveis.
Apesar de todo o trabalho já alcançado, os desafios continuam a impor-se. No caso do e-commerce, por exemplo, que foi bastante impulsionado devido à pandemia de covid-19, sendo previsível a continuação desta tendência, os operadores postais estão unidos no compromisso de reduzir ainda mais as emissões nas suas entregas.
No site do Green Postal Day em, www.ipc.be/greenpostalday, é possível ver casos de estudo sobre os esforços dos operadores postais nesta matéria, bem como vídeos com iniciativas dos participantes.