Um trabalho sobre a - Diferença - dinamizado por pessoas com doença mental em articulação com crianças do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo

Está a decorrer a II edição do projeto Diferentes? Somos Todos! Auto-Representação e Auto-Determinação. Este é um projeto inovador e arrojado, no sentido em que as pessoas com experiência de doença mental desenvolvem um trabalho direto e articulado com crianças da primeira infância.

As principais premissas do projeto são: (1) Dar voz às pessoas com doença mental, deficiência e/ou incapacidades; (2) Dinamizar ações que contribuam para a valorização da diferença junto da comunidade; (3) Impulsionar a participação através de ações que favoreçam a equidade, a não discriminação e o exercício da cidadania - rumo a uma sociedade inclusiva, justa e solidária.

O projeto inclui três grandes ações de sensibilização para a diferença, que são dinamizadas por pessoas com doença mental, deficiência e/ou incapacidades em estreita colaboração com profissionais das artes e da saúde. As ações, na primeira fase, dirigem-se aos profissionais (docentes e não docentes) do ensino pré-escolar e básico, na segunda e terceira fase são dirigidas aos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico das escolas parceiras, como é o caso do Jardim-Escola João de Deus - Faro e da Escola Básica do Bom João.

Neste mês de novembro, a Associação de Saúde Mental do Algarve e o Teatro do Sótão abrem as portas às escolas e partilham a sua criação de teatro infantil “Diferentes? Somos Todos!, na sala estúdio da ASMAL, em Faro.

Este projeto é promovido pela Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL e cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação - INR, conta com a colaboração dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve e com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal.

 

ASMAL