O Município de Albufeira está a fazer várias obras de requalificação das vias e estradas do concelho, algumas delas de elevada complexidade, com vista a melhorar as condições de circulação e a segurança de viaturas e peões.

Paralelamente, “sempre que se justifique, aproveita-se a intervenção para substituir redes de abastecimento de água, águas residuais domésticas e pluviais, iluminação pública, telecomunicações, bem como a rede de baixa tensão”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhando que “o melhoramento da rede viária é uma das principais preocupações do Município”. Na zona urbana da cidade o destaque vai para a Empreitada de Requalificação da Rua de Santo António e arruamentos adjacentes e para a substituição das tampas da Rede de Águas Residuais e Pluviais que se encontram danificadas, primeiro na zona das Açoteias e depois no resto do concelho.

“A rede viária é uma das preocupações prioritárias do Município de Albufeira que está a trabalhar com vista a melhorar as condições de circulação e a segurança de viaturas e peões durante todo o ano, tendo especial atenção a que as obras fiquem concluídas antes do início do verão”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

A Empreitada de Requalificação da Rua de Santo António e arruamentos adjacentes abrange a Rua de Santo António, Rua dos Caliços, início da Rua de São Pedro, Beco de Malpique, parte da Rua António Aleixo e parte da Rua de Malpique, prevendo-se que fique concluída em março deste ano. A intervenção visa renovar e melhorar as infraestruturas na Rua de Santo António e arruamentos adjacentes, nomeadamente a rede de abastecimento de água, as redes de águas residuais domésticas e pluviais, a rede de iluminação pública, a rede de telecomunicações e a rede de baixa tensão. Paralelamente, irão ser melhorados os pontos de recolha de resíduos e de reciclagem, através da instalação de ilhas enterradas mais modernas, higiénicas e esteticamente atrativas. A obra será completada com a instalação de mobiliário urbano renovado, tal como papeleiras e suportes para bicicletas. Refira-se que, uma vez concluída a obra, toda a zona irá beneficiar de uma imagem renovada, com novos passeios e pavimentos, a que acresce o melhoramento da segurança e da mobilidade para viaturas e peões, incluindo pessoas idosas e com mobilidade reduzida. No âmbito da presente obra vai, ainda, dar-se início à primeira fase da ciclovia a construir na Rua António Aleixo. A empreitada implica um investimento global de 767.996,15 euros.

José Carlos Rolo sublinha que se trata de uma obra complexa com enormes benefícios para a população.A sua conclusão irá dotar a zona de uma nova rede de abastecimento de água, com menos fugas e mais resistente, uma nova rede de águas residuais domésticas, menos propensa a entupimentos, uma nova rede de escoamento das águas pluviais, novos ecopontos, novos postes de iluminação pública e um pavimento renovado que irá conduzir a uma melhor mobilidade urbana”.

Outra intervenção importante, que teve agora início na zona das Açoteias, tem a ver com a substituição das tampas da Rede de Águas Residuais e Pluviais. A autarquia adquiriu um total de 250 tampas, pelo valor de 138.450,00 euros, com vista a substituir as tampas que se encontram danificadas em todas as vias de comunicação do concelho, as quais como estão atualmente podem constituir perigo para a circulação e danificar os veículos.