VA - Como surgiu a ideia de criar esta Associação e em que consiste?
SF - A Associação surgiu da integração de ideias de um grupo de amigos, cada qual com seu talento e vontade de estar mais atuante no seu meio envolvente.
VA - Quando foi criada esta Associação? Já está 100% funcional?
SF - Foi oficializada em julho de 2019 e neste momento, estamos já a funcionar a 100% e atualmente, na fase de angariar mais membros, patrocinadores e simpatizantes.
VA - Sendo uma associação recente já contam com uma sede?
SF – Sim a nossa sede fica em Loulé, os locais são cedidos para as nossas atividades iniciais, e esperamos poder encontrar uma sede maior para que possamos desenvolver atividades de formação, reuniões, debates e conversas.
VA – O que os motivou para formar esta associação?
SF - Todos temos alguma experiência no associativismo e notamos que ainda há muito o que fazer para melhorar a qualidade da formação específica, capacitação de jovens e adultos mais carenciados. O ensino regular faz o seu trabalho, dentro das possibilidades e normas impostas. Nós queremos fazer um trabalho que direcionado para os jovens, para além de estarmos junto deles para que possam potenciar a sua formação.
VA - Quantos sócios constituem a Associação atualmente?
SF - Atualmente somos 11 membros, temos 4 empresas que nos apoiam financeiramente e alguns empresários que nos apoiam em situações pontuais. Também criamos parcerias com artistas locais para apoiar a sua divulgação e trabalho, assim como a nossa TU.
VA - Qualquer pessoa pode ser associada, como tem de proceder?
SF - Sim podem! E são bem-vindas, basta enviar-nos uma mensagem pelo FB da Associação Talentos Unidos, que nós enviamos o formulário de inscrição e o nosso NIB, para o pagamento das propinas que são de 7 euros mensais. Aceitamos também ideias de atividades inovadora e/ou apresentação de situações que mereçam atenção.
VA - Existindo em Loulé mais de uma centena de Associações, entre elas desportivas, culturais, recreativas, sociais, etc, que “falta” vem colmatar a “Tu”? Quais os principais objetivos da “Tu”?
SF - Queremos trabalhar especificamente com a capacitação de jovens e adultos e a sua relação com o mercado de trabalho, para criar maiores oportunidades de trocas, networking, aprendizagem não só na região, mas em todo o país, pois alguns dos nossos parceiros não estão no Algarve. Os nossos principais objetivos são capacitar jovens e adultos para a vida social e para o mercado de trabalho, pela formação, contatos com profissionais de diferentes áreas e pelo networking.
VA - Que ideias pensam implementar inicialmente?
SF - Queremos que as pessoas reflitam sobre a importância do seu papel no seu meio envolvente e nos seus objetivos pessoais e como parte da sua cidade.
VA – E até onde querem chegar?
SF - Queremos trabalhar a nível local, nacional e internacional. Um pequeno gesto ou ação que possam fazer a diferença.
VA - Como tencionam levar a cabo as vossas iniciativas?
SF - Com o esforço dos membros dedicados, o apoio em doações e com muito trabalho. Estamos atentos para concorrermos a financiamentos Europeus e Nacionais. Queremos participar em campanhas e movimentos solidários dentro dos nossos objetivos. São muitas associações e achamos que podemos unir-nos a causas que não são exclusivamente nossas, assim cada um faz o melhor que pode e sabe, dentro da sua área de atuação!
VA - Na logística dos vossos eventos com que recursos humanos contam, utilizam também a ajuda de voluntários?
SF - Contamos basicamente com nossos membros do quadro. Temos voluntários e já algumas empresas que nos apoiam na logística de alguns eventos para os quais somos convidados.
Sempre que houver um tema relevante dentro dos interesses da “TU”, tencionamos participar. Estaremos a organizar algumas iniciativas neste ano. Apreciamos a ideia de ajudar empresas e pessoas a iniciar alguns dos seus projetos. Queremos ser o elo de ligação com o sucesso pessoal e profissional dos que trabalham com a “TU”. O nosso lema diz “NÓS estamos onde TU estás.”
VA - Que eventos já levaram a cabo?
SF - Iniciámos com um Workshop de promoção de Alimentação Saudável no passsado Verão, intitulado “Fanny Cook com Mafalda Teixeira”, que decorreu no Zoomarine. E estamos a trabalhar para que haja uma continuidade em 2020.
Apoiámos uma jovem a ingressar no Politécnico de Beja, já participámos, com a empresa Territórios Criativos, de atividades de Networking; fomos a Lisboa para um evento de Conexão entre empresários brasileiros, portugueses e americanos, participámos em duas Feiras de Natal para angariar fundos para jovens da Escola Secundária de Loulé, e já temos mais eventos preparados…
VA - Que projetos tem já encaminhados?
SF - Para além da propina universitária, que a depender dos resultados da jovem, apoiaremos o seu 2º ano com livros e material; fizemos networking a gerar contatos e negócios, demos aconselhamento e informações sobre empreendedorismo e abertura de negócios e estamos a trabalhar na apresentação de dois projetos com fundos comunitários e privados para os Jovens. Estamos a apoiar um jovem fotógrafo a revelar-se na profissão, através da divulgação do seu trabalho e motivando-o a participar em concursos de fotografia.
Estamos a assinar um acordo, para criar um fundo para o “Empreendedorismo Feminino”, com parte do dinheiro arrecadado da venda do Livro “O código secreto da Mulheres” de Rijarda Giandini, que servirá para apoiar a capacitação de uma jovem ou para seu ingresso na universidade.
Para além disto iremos oferecer uma formação em PNL, em Lisboa, doada por um de nossos parceiros.
VA - Sabemos que já estão a anunciar um Golfe Solidário já para março, fale-nos um pouco sobre esse evento…
SF - O Golf solidário que irá decorrer no próximo dia 29 de março, no campo de Golf dos Pinheiros Altos na Quinta do Lago, tem como objetivo arrecadar fundos para o “Fundo de capacitação de jovens”. Temos a sorte de contar com muitos apoios, as pessoas estão sensibilizadas para estas causas e estão mesmo dispostas na disposição de melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, que acreditamos e queremos que tenham um futuro brilhante.
As Inscrições para o golfe estarão disponíveis em breve, fiquem atentos ao nosso FB.
Nathalie Dias